Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Treinamento

Samu Maceió intensifica cursos de atualização dos protocolos de socorro ao paciente


O Treinamento em Serviço é uma das principais ferramentas de atualização dos conhecimentos de profissionais que atuam nos atendimentos pré-hospitalares das urgências e emergências. E é isso que está acontecendo todas as segundas e quintas-feiras, no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas.

A cada mês, os profissionais são atualizados com temas específicos. Nesta quinta-feira (9), os técnicos de enfermagem, os condutores socorristas que atuam nas ambulâncias tipo Unidade de Suporte Básico (USB), além dos motossocorristas, que são técnicos de enfermagem, foram atualizados nos protocolos para retirada de capacete, colocação de colar cervical e rolamento de pacientes nas pranchas. O treinamento ocorrerá ainda nos dias 16, 23 e 30 deste mês, com a supervisão dos médicos Luis Mansur e Maxwell Padilha.

Já o tema manejo de via aérea e comunicação com regulação médica será abordado com os profissionais nos dias 13, 20 e 27 deste mês, pela médica instrutora Sandra Gico. Além disso, o NEP realiza um cronograma de visita às dezesseis Bases Descentralizadas vinculadas à Central Maceió, promovendo cursos de atualização dos protocolos de atendimento. Todos os socorristas de União dos Palmares, Murici e Atalaia já receberam o Projeto NEP Itinerante, que busca acelerar o processo de educação continuada e facilitar a logística dos profissionais que receberão as instruções

"A educação continuada ou treinamento em serviço é uma ferramenta fundamental para que nossos profissionais aprimorem e atualizem os conhecimentos, que são muitos, em urgência e emergência. Quanto mais treinados estiverem nossos socorristas, mais eficiente será o atendimento prestado aos nossos usuários", destacou o coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva.

Um dos instrutores do Treinamento em Serviço e coordenador do NEP da Central de Maceió, médico Jordiran Soares, afirmou que todos os socorristas vão participar do treinamento. Para que isso aconteça, durante todo o mês são destacados temas específicos e os profissionais que estiverem em serviço receberão o treinamento.

Alguns dos objetivos do Treinamento em Serviço é atualização dos conhecimentos e também corrigir as técnicas dos atendimentos que são realizadas diariamente nas ocorrências. O treinamento, segundo ele, também serve para que os profissionais sejam avaliados tecnicamente.

"O Treinamento em Serviço funciona como se os instrutores fossem uma espécie de "coach" dos socorristas, porque, além de tirar todas as dúvidas sobre os temas, eles sistematizam as prioridades das técnicas dos atendimentos. Esse processo beneficia diretamente os pacientes, que terão um atendimento eficaz e eficiente", destacou Jordiran Soares.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!