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Canais digitais da Juceal facilitam o registro de empresas em Alagoas

Por Assessoria em 09/03/2023 às 16:17:43

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), órgão responsável pelo registro empresarial no estado, conta com diversos canais de atendimento que auxiliam os clientes em relação aos serviços disponibilizados pelo órgão, simplificando a abertura de novas empresas no estado. Entre as ferramentas, estabelecidas todas de forma digital, o destaque está para a atendente virtual do Portal Facilita Alagoas, a Ju.

Os cinco principais canais oferecidos pela Juceal podem ser utilizados para entender os andamentos dos processos empresariais no sistema, como registro de novas empresas, emissão de certidões, atualizações de dados, além de possibilitar o uso como suporte de erros, ouvidoria e esclarecimento de exigências.

Entre eles, a Ju funciona de maneira automática, disponibilizando respostas e andamentos sem a interferência humana. Com a atendente virtual, o usuário tem acesso a uma rede de informações, que inclui a disponibilização de vídeos e manuais sobre abertura, alteração, baixa, processos iniciados, autenticidade de documentos, microempreendedor individual (MEI), incorporação, transformação, processos concomitantes e outros serviços.

Segundo o gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, a Ju foi criada em 2021 para direcionar os usuários do portal através dos serviços oferecidos nele e ajudar pessoas que não conheciam o Facilita Alagoas a tirar suas dúvidas sobre esse funcionamento.

Com um pouco mais de um ano de funcionamento, a Ju se tornou um dos canais de contato mais utilizados pelos clientes da Juceal. Segundo dados do órgão, só no ano de 2022, a atendente virtual ficou responsável por mais de 3,9 mil atendimentos.

"A Ju é uma atendente virtual que é programada com diversas respostas sobre diversos temas ligados ao Portal Facilita. Ela pode orientar o cliente sobre abertura de empresa, consulta prévia, consulta de nomes, por exemplo. A Ju serve para dar um norte ao usuário, principalmente para aqueles que não têm muito contato com o portal", explanou o gerente.

Para iniciar "essa conversa" com a Ju, o cliente precisa preencher alguns dados, como nome e e-mail, e seguir os passos habilitados. Dentro da rede de mensagens criadas, há também uma interação, que não funciona apenas como perguntas e respostas. O usuário pode preencher o protocolo de um processo iniciado e a atendente responderá qual o status desse processo perante a entidade, isso tanto para o registro quanto para o licenciamento empresarial.

Durante o período de restrições causadas pela pandemia do Covid-19 os atendimentos presenciais foram paralisados e a Juceal saiu na frente na adaptação do atendimento ao cliente, visando à manutenção da qualidade. Para isso, a Junta Comercial reforçou o trabalho com os principais canais de atendimento por e-mails: [email protected], [email protected] e [email protected].

O suporte ao Portal Facilita Alagoas, o [email protected], funciona como o canal para dúvidas sobre o funcionamento do Facilita Alagoas, os procedimentos para o registro de empresas e todas as atividades promovidas pela Juceal no estado. O [email protected] é o canal exclusivo para os MEIs ou empresas originadas como MEI. O canal oficial da Ouvidoria da Juceal, [email protected], é o meio de atendimento no qual o cliente pode manifestar elogios, críticas, solicitações, sugestões e denúncias.

Além dos endereços por e-mail, existe um canal específico para esclarecimento de exigências colocadas nos processos empresariais. As exigências são as indicações de erros existentes nos processos de abertura, alteração, baixa e eventos exclusivos, que são feitas pelos próprios analistas, e o canal permite a comunicação direta com a pessoa responsável pela verificação. Para acessá-lo, basta entrar na seção de acompanhamento do processo no Portal Facilita Alagoas, clicar em Visualizar Motivos de Exigência e utilizar a opção Esclarecer Exigências. O prazo médio de tempo de resposta em 2022 para a ferramenta ficou em 18h15.

Desde 2021, com a portaria de nº 16/2021, a Junta decidiu manter o atendimento online como única forma de protocolização. Posto que a necessidade das atividades presenciais é uma realidade, a Junta Comercial de Alagoas estuda a retomada desse atendimento, porém com foco apenas nos licenciamentos empresariais e no MEI. Além disso, a reativação da central telefônica para atendimento do Portal Facilita Alagoas está em fase final de adaptação.

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