A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, nesta quinta-feira (9), 101 kg de alimentos perecíveis impróprios para o consumo humano em açougue e pastelaria dos bairros do Canaã e Cidade Universitária. Dentre os produtos retirados de circulação estavam carne bovina e queijo clandestino, alimentos encontrados com prazo de validade expirado.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, destacou a importância de observar a validade dos alimentos antes de realizar a compra, para evitar problemas de saúde após o consumo.
"Nossa missão é fiscalizar os empreendimentos da capital e orientar os comerciantes a cumprir as normas sanitárias, para que a saúde dos maceioenses seja preservada. É necessário ter um olhar vigilante sobre o que fornece e sobre o que consome também, por isso é importante observar sempre a data de validade dos produtos que compramos nos estabelecimentos", orienta.
Os estabelecimentos irregulares foram autuados e responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa que varia no valor de R$ 180 a R$ 19 mil, dependendo da gravidade do caso.
Disque Denúncia
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.