A Secretaria de Estado Ressocialização e Inclusão Social (Seris) recebeu a visita da coordenação Nacional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen). O objetivo foi discutir ações voltadas para a área de educação e remição de pena no sistema prisional alagoano.
Durante a visita, que aconteceu entre 1 e 3 de março, os representantes do Senappen conheceram todos os projetos desenvolvidos na área de educação prisional no Estado, como também as parcerias exitosas com outros órgãos, como Vara de Execuções Penais e Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
O policial penal federal e representante do Senappen, Carlos Dias, falou sobre a importância do incentivo à educação. "A educação é fundamental no processo ressocializador. Quando a alfabetização dá sentido à vida do reeducando, ele se torna um novo ser humano, voltando uma pessoa melhor para a sociedade, por isso é fundamental investir em educação", frisou o coordenador.
Durante visita da coordenação à Vara de Execuções Penais, o juiz de execuções penais, Alexandre Machado, falou da parceria entre os órgãos. "A reinserção social passa pela educação, pois não existe ressocialização sem educação. Nós acreditamos que é possível melhorar cada dia mais os nossos índices na área de educação prisional, por meio do fortalecimento e ampliação das nossas parcerias em projetos voltados para a área de educação. O nosso objetivo é criar cada vez mais oportunidades de inclusão social por meio da educação", enfatizou o juiz.
O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, citou os esforços da Seris na área de educação. "Temos vários projetos que buscam incentivar a educação dentro do sistema prisional, com incentivo à leitura e alfabetização. A nossa meta agora é realizar um trabalho direcionado a criar mais oportunidade de educação para os custodiados do Estado, atingindo patamares nunca antes alcançados, e nos tornamos referência nacional na área de educação", conclui o secretário.