O governador Paulo Dantas, ao lado do secretário Executivo da Agricultura e Pecuária em Alagoas, David Nunes; e do prefeito Theobaldo Cintra, assinaram no domingo (5) a ordem de serviço para a construção de 848 cisternas no município de Major Izidoro. A ação beneficia quase 900 famílias de agricultores familiares, que terão acesso à água potável de qualidade e em quantidade.
O investimento chega a quase R$ 4 milhões em recursos do próprios, provenientes do Programa Estadual de Universalização do Acesso à Água, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri). Além de mudar a realidade de abastecimento na cidade, as obras irão movimentar a economia da região, com a geração de cerca de 250 empregos diretos e indiretos na construção das cisternas.
Além da autorização de construção das cisternas, o governador Paulo Dantas também autorizou a construção de 3 km de ciclovia no município de Major Izidoro. Também estiveram no evento, a primeira-dama do Estado, Marina Dantas, e o deputado federal por Alagoas Luciano Amaral.
"Nós estamos fazendo investimentos em Alagoas de ponta a ponta. A construção das cisternas vai garantir segurança hídrica para as pessoas de Major Izidoro, por um programa que é coordenado pela Seagri, que já iniciamos no município de Olivença e nos próximos dias vamos iniciar as obras aqui", afirmou o governador Paulo Dantas.
Após a finalização dos reservatórios, a população que vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica terá acesso à água de qualidade para produzir e se alimentar. "Esse investimento do Governo do Estado representa uma mudança significativa na vida dos agricultores familiares. Nos próximos meses ainda teremos mais de 5 mil cisternas para serem autorizadas a construção na região do sertão alagoano", anunciou o secretário Executivo da Seagri, David Nunes.
O prefeito de Major Izidoro, Theobaldo Cintra, comemorou a construção das 848 cisternas no município, que vai facilitar o acesso à água para consumo humano e evitando que as famílias percam grande parte do dia em longas caminhadas em busca de água ou acessem água de baixa qualidade.
"As obras autorizadas vão trazer mais melhorias para a população. As cisternas vão trazer mais qualidade de vida para as famílias que tanto sofrem com a seca. Acreditamos que o problema no abastecimento de água vai diminuir", ressaltou o prefeito.
Em 2023, já foram autorizadas pelo Governo do Estado, através da atuação da Seagri, a criação de mais de 1.100 cisternas, distribuídas entre os municípios de Olivença e Major Izidoro, que irão melhorar o abastecimento de água das cidades.