A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) reativou a Equipe Interagir de Apoio às Secretarias Judiciais de 1º grau de jurisdição do Poder Judiciário. Entre outras atribuições, o grupo de trabalho tem a função de auxiliar na organização e no desempenho de atividades cartorárias, com orientações e informações que fortaleçam a cultura da racionalização de serviços.
O objetivo é coletar sugestões oriundas de juízes e demais servidores, identificar oportunidades de melhoria nos serviços, elaborar métodos de divisão equilibrada e uniforme de tarefas, padronizar procedimentos operacionais e fazer uma avaliação do desempenho das unidades. A equipe também é responsável por verificar se há utilização correta das ferramentas tecnológicas disponíveis.
De acordo com o Provimento CGJAL n. 08/2023, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de quarta-feira (1º), as unidades serão previamente escolhidas pela Corregedoria, após extração e análise dos correspondentes dados estatísticos, e serão incluídas em cronograma próprio, a ser elaborado a cada semestre, de acordo com a possibilidade técnica de atendimento.
A unidade jurisdicional somente poderá ser novamente beneficiada pelas ações da Equipe Interagir após seis meses do último auxílio prestado. A equipe de trabalho será composta por servidores do Poder Judiciário de Alagoas, todos designados por intermédio de portarias lavradas pelo Corregedor-Geral da Justiça.
Atribuições da equipe
A Equipe Interagir permanecerá em cada unidade jurisdicional pelo prazo de 10 dias úteis, podendo este prazo ser prorrogado pelo Corregedor-Geral, a critério da administração e/ou em atendimento a requerimento do magistrado responsável pela correspondente unidade.
A coordenação do grupo de trabalho emitirá, no prazo máximo de 24 horas, sucinto relatório objetivando subsidiar a decisão a ser proferida pelo Corregedor-Geral no que tange à prorrogação das atividades.
No prazo de dez dias após o término das atividades em cada uma das unidades jurisdicionais atendidas, a coordenação deve apresentar à CGJAL o relatório descritivo e estatístico das atividades. Os casos omissos serão resolvidos pelo Corregedor-Geral, após ouvir a coordenação da Equipe de Apoio disciplinada pelo normativo.
Atuação em São José da Tapera
Para iniciar os trabalhos, uma equipe formada por oito servidoras e um servidor do Setor Divisão de Inspeção e Correição e da Equipe Interagir foi designada pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos de Araújo Lima Neto, para auxiliar nos trabalhos da secretaria judiciária da Comarca de São José da Tapera, no período de 1º a 14 de março. A Portaria CGJAL n. 413/2023 também foi publicada no DJE desta quarta-feira.