Os condutores que trafegam pela Rota da Lagoa, no bairro Vergel do Lago, já observam a evolução dos serviços de recapeamento nos dois sentidos da via, que há anos não recebia obras de pavimentação. A troca do asfalto velho pelo novo levará para quem passa na localidade melhor qualidade na mobilidade urbana, resolvendo problemas de buracos que tanto incomodavam motoristas.
As equipes de infraestrutura estão levando ao local serviços completos de recapeamento, fazendo a fresagem da via – que é a retirada total do asfalto velho – e implantando novas camadas de asfalto, garantindo a qualidade dos trabalhos executados.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), as obras de recapeamento ocorrem diariamente e já estão sendo executadas, simultaneamente, nos dois sentidos da avenida. Ao todo, cinco trechos serão recapeados, totalizando 7 km de via.
No momento, o quarto trecho está recebendo o novo asfalto, entre o residencial Parque da Lagoa e o Papódromo. A via de acesso à direita, sentido Papódromo até o Residencial Parque da Lagoa foi fresada e pavimentada em um trecho correspondente a 510 metros de extensão. Já a via de acesso à esquerda, sentido Residencial Parque da Lagoa até o Papódromo, foi fresada e pavimentada num trecho de 440 metros.
Ainda de acordo com a Seminfra, já foi realizada também na localidade, a recuperação da drenagem superficial da via, executando trecho de 740 metros, entre o Residencial Parque da Lagoa e a Paróquia Nossa Senhora Virgem dos Pobres.
A estudante de medicina veterinária Simone Soares, 36 anos, mora na Rota da Lagoa há oito anos. Ela diz que nunca viu a região receber serviços de infraestrutura como está ocorrendo atualmente.
"Esse recapeamento, além de ajudar na questão dos carros, porque os buracos quebram as peças, visualmente fica mais bonito. Traz outra visão ao bairro. E, atualmente, estão caprichando. A gente tem visto isso. Graças a Deus que estão lembrando da gente. Nos últimos tempos melhorou muito, e que continuem melhorando. Melhorias são sempre bem-vindas", finaliza a moradora.
O taxista Cosmo Batista da Silva também observa a evolução da obra. Ele trabalha no ramo há 25 anos e sempre percorre a Rota da Lagoa. "Está ficando boa. Antigamente, a situação era que, por causa dos buracos, o carro quebrava direto, principalmente, a suspensão. A diferença é muita agora recapeada", conta.
Alexandre dos Santos Oliveira está como taxista há 23 anos e concorda com Cosmo. "Eu faço viagens aqui direto e está melhor agora. Antigamente, a gente rodava duas a três semanas e já tinha que fazer manutenção. Agora como estão recapeando, está ficando melhor".
O secretário de Infraestrutura, Lívio Lima, destaca a importância dos serviços para a região. "A Prefeitura de Maceió está levando à Rota da Lagoa serviços que têm como principal objetivo melhorar a mobilidade urbana do local. Uma área que, por anos, foi esquecida pelo poder público, mas muito reclamada por moradores e condutores que trafegam na localidade, devido à via com asfalto totalmente desgastado. Hoje estamos executando uma obra de qualidade, com composição asfáltica de longa durabilidade", explica.