A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou, nesta terça-feira (28), do 1º Encontro Interinstitucional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o tema "A escuta como instrumento pedagógico", a iniciativa ocorreu sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, e contou com a participação de várias instituições educativas do estado.
A Semed foi representada pela coordenadora de Programas e Projetos Educacionais, Geanne Mendonça e a técnica do Ensino Fundamental, Cheila Vasconcelos, que explicou a importância da participação da rede pública municipal de ensino no evento.
"É importantíssimo a participação da Semed na criação desta rede de apoio e proteção que está sendo instaurada. Com esse encontro, nós da Semed, seguimos intensificando os projetos de prevenção já desenvolvidos e aplicados nas escolas municipais, já que a escola é um espaço de acolhimento, ouvimos sobre a importância de preparar os professores e diretores para identificar situações como estas e ser uma fonte de proteção aos alunos", afirmou.
O encontro reforça que a escola é um espaço vital para a proteção de crianças e adolescentes, visto que os alunos estão sob proteção de profissionais da educação todos os dias.
"O encontro surge com o intuito de iniciar um processo de mobilização em todas as redes de educação municipais do estado e implementar ações, projetos e programas para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes", explicou a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Rita Ippolito.
Instituições como Ministério Público do Estadual, a Secretaria de Estado da Educação, o Conselho Estadual de Educação, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação também enviaram representantes ao encontro.