Como hĂĄ trĂȘs vagas e, pelo menos, quatro senadores pleiteando as cadeiras – Damares Alves ( Republicanos DF), Marcos Pontes ( PL-SP), Leila Barros ( PDT-DF) e Fabiano Contarato (PT-ES) – caberĂĄ ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) indicar os nomes entre os candidatos. A expectativa dos senadores é que isso seja feito ainda nesta semana.
Pelo cronograma lido na reunião de hoje, a ideia é votar o relatório final até o dia 5 de maio. Até lĂĄ, serão realizadas diversas audiĂȘncias pĂșblicas para ouvir populações indĂgenas detentoras da Terra IndĂgena Yanomami, representantes dos garimpeiros, da sociedade civil e do governo.
"Os trabalhos da comissão se concentrarão em identificar gargalos ou falhas de ação do poder pĂșblico, lacunas legislativas e outros aspectos relevantes sobre a questão apurada para que, ao final, sejam propostas soluções legislativas e, também, recomendações ao Poder Executivo para o enfrentamento das dificuldades constatadas", diz o cronograma.
O plano apresentado propõe duas diligĂȘncias no estado de Roraima, com o objetivo de ouvir a população diretamente afetada pela crise humanitĂĄria e as autoridades locais "de forma a identificar os principais problemas nos aspectos social, saĂșde pĂșblica e ambiental".
As diligĂȘncias devem incluir oitivas e visitas às instalações do Hospital de Campanha da região de Surucucu, na Casa de SaĂșde IndĂgena de Roraima e no Hospital da Criança de Boa Vista.
Fonte: AgĂȘncia Brasil