Uma palestra realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), na tarde desta quarta-feira (27), levou a diretores, coordenadores e professores das unidades educacionais da rede, uma discussão acerca da importância de inserir o debate de questões indígenas no currículo escolar.
Promovida pelo Núcleo de Diversidade Étnico-Racial (NEDER), a palestra foi ministrada pelo professor doutor Jorge Vieira, pesquisador da área indígena há mais de 40 anos. Durante o momento, ele fez um retrospecto histórico e reafirmou a importância de se difundir o debate acerca das questões indígenas.
"Existem políticas de destruição no nosso país contra os povos indígenas e é fundamental que a história dessa população seja partilhada todos os dias. As questões indígenas devem ser mais discutidas e, de fato, incluídas nos componentes curriculares", afirmou o professor.
A coordenadora do NEDER, Ednilza Cabral, destacou o trabalho contínuo que vem sendo realizado para que as discussões acerca da diversidade étnico-racial continuem sendo levadas para dentro do ambiente escolar, principalmente para as salas de aula.
"Aqui estamos dando continuidade a uma prática do núcleo de ofertar a professores e gestores discussões acerca da diversidade etnico-racial para que elas não fiquem pautadas apenas em datas comemorativas e passem a fazer parte do currículo das escolas, para que sejam entendidas por toda a comunidade escolar", disse a coordenadora.