A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Procon Maceió vão realizar, no mês de março, uma campanha contra a discriminação racial. A iniciativa será lançada no mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e a Semana do Consumidor.
"Será uma campanha extraordinária, queremos contar com o apoio dos empresários para que participem da campanha e ajudem a combater o racismo", pontuou o secretário de Assistência Social, Claydson Moura.
O diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, destacou o objetivo da campanha. "Queremos trazer à tona uma realidade que é a questão da discriminação, que acontece em todos os setores. O Procon está falando desse assunto, porque é algo que acontece quando você entra em um estabelecimento comercial e é discriminado, seja pela sua cor, posição social ou até quando você recebe uma resposta grosseira por aquela pessoa que está prestando serviço por preconceito", explicou.
No primeiro momento será feito um trabalho educativo e de conscientização com os empresários e funcionários, no sentido de que as empresas adotem políticas contra a discriminação racial. Será publicada uma portaria no Diário Oficial do Município com 10 princípios, nos quais as empresas de forma voluntária deverão aderir. Os estabelecimentos participantes vão receber um selo de empresa responsável por combater à discriminação racial.
A coordenadora da Promoção da Igualdade Racial da Semas, Andrielly Hamonna, ressaltou a importância da campanha. "Faremos um letramento com funcionários e empresários, para que possam apoiar a causa. Esse projeto é importante para criação de uma rede de combate ao racismo estrutural em Maceió. É um projeto é inédito em nossa capital. Um grande avanço para a população alagoana", pontuou.