Uma nova escola municipal está prestes a abrir as portas em Maceió, no bairro Mangabeiras, atendendo um total de 400 estudantes. A nova unidade, nomeada Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Bezerra Nunes, homenageia a professora aposentada da rede municipal de ensino que faleceu em dezembro do ano passado, ao tentar salvar o neto de um acidente de trânsito na Santa Amélia.
A expectativa é que a nova unidade, que funcionará no antigo prédio da Faculdade Joaquim Nabuco, na Mangabeiras, atenda principalmente estudantes do Benedito Bentes. Eles vão contar com o transporte escolar que vai fazer o percurso pela Rota do Mar, até à parte baixa da cidade.
De acordo com o secretário de Educação de Maceió, professor Elder Maia, os trâmites já estão em andamento para garantir o funcionamento da escola. "Em breve iremos designar a direção e a vice-direção e estaremos entregando a mobília e os equipamentos para que os estudantes possam começar a estudar", diz.
Cerca de 200 estudantes do Benedito Bentes II e do Jacintinho já estão matriculados na nova escola, que atenderá do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas devem ter início no começo do mês de maio, após o fim das reformas e adequações no prédio.
Professora Lourdinha
Homenageada com o nome na nova escola, a professora Maria de Lourdes Bezerra Nunes foi servidora da Educação por vários anos e estava aposentada quando foi vítima de um acidente na Santa Amélia. A professora e seu neto, Rafael Nilo, morreram após um fio energizado cair sobre o carro que ocupavam após uma van bater no poste.
Querida entre seus colegas professores, Lourdinha também realizava trabalhos no comitê municipal de monitoramento e acompanhamento de políticas para a população em situação de rua em Maceió.