A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), na quarta-feira (1), apresentou ao governador Paulo Dantas as metas prioritárias da agenda de 100 dias de governo.
A apresentação foi feita pelo secretário Rui Palmeira fruto do trabalho com sua equipe em qual se destacam as políticas de habitação, projetos de saneamento, projetos especiais e de infraestrutura hídrica, como as principais diretrizes para os próximos meses.
Como habitação, a retomada do Projeto Vida Nova nas Grotas será uma das metas, com melhorias habitacionais de interesse social em 137 moradias nos bairros do Barro Duro e da Gruta de Lourdes, em Maceió. "Estive visitando as obras e vi que em pleno Século 21, há casas na capital sem banheiro. Exatamente por isso é importante um projeto como esse", disse o secretário.
Em abastecimento e saneamento, foram estabelecidas prioritariamente cinco ações:
Sistema de Abastecimento de Água de Maragogi; Sistema de Abastecimento de Água de Porto de Pedras; Sistema de Esgotamento Sanitário de Porto de Pedras; Sistema de Abastecimento de Água de São Miguel dos Milagres e Sistema de Esgotamento Sanitário de São Miguel dos Milagres.
"Essas obras são de muita importância para os municípios e para o turismo que movimenta o comércio das cidades do Litoral Norte. E conversando com o governador Paulo Dantas, definimos que faremos o necessário para que essas obras não atrapalhem em hipótese alguma a vida dos moradores e visitantes", enfatizou Rui.
Projetos especiais
Duas das obras que serão concluídas nesses 100 primeiros dias são a da ampliação do Centro de Convenções de Maceió e a construção do Parque Municipal de Murici. "Nosso centro de convenções não tem mais capacidade para o tipo de eventos que têm atraído nos últimos anos. Este é um grande investimento do Governo de Alagoas e pretendemos concluir até o segundo semestre deste ano", completou o secretário Rui Palmeira.
Quanto ao Parque Municipal de Murici, foi dito que a obra deve ser finalizada até abril. "Estamos trabalhando para isso e é uma das metas dos 100 primeiros dias de governo".
Bacia Leiteira e Sertão
Duas ações apresentadas ao governador Paulo Dantas vão beneficiar os municípios da região da Bacia Leiteira e também do sertão. A primeira é a segunda etapa da ampliação e reforço do sistema de abastecimento de água da Bacia Leiteira. E no sertão serão construídas oito barragens nos municípios de Pariconha e Água Branca.
"Além do reforço e da ampliação do abastecimento d"água na região, também serão construídas uma Estação de Tratamento de Água (ETA), um reservatório Pulmão e implementação de 11 reservatórios em diversos municípios da Bacia Leiteira", explicou.
Além do secretário Rui Palmeira e do governador Paulo Dantas, participaram da reunião a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, e a equipe da Seinfra.