As ações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió no maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, começaram nesta segunda-feira (30). O trabalho teve como pontapé inicial a grota Santa Helena, na Chã da Jaqueira. Foram realizados atendimentos ao público e atividades educativas com crianças da comunidade, além de vistorias pelas ruas e visitas a algumas residências da região.
O superintendente da SMTT, André Costa, destacou a importância dos primeiros dias de ações do órgão.
"Sentir a comunidade. Nesse primeiro momento, já arregaçamos as mangas e começamos a trabalhar. Paralelamente a isso, vamos sentindo cada pessoa que chega e podemos ver a melhor forma de atendê-las. Trouxemos serviços para a comunidade, como é a ideia do projeto. Como diz o prefeito JHC, cuidar de gente é a nossa missão. Para isso, estamos com assessores, diretores e estagiários aqui, para proporcionar o melhor atendimento possível", pontuou.
Foram realizados 217 atendimentos. Entre os serviços, emissão de 40 cartões Vamu Cidadão e cinco pré-cadastros para a emissão do cartão Vamu Especial e um atendimento a permissionário.
"Hoje estamos com o pessoal da Vamu Mobilidade para serviço de confecção do cartão Cidadão e também o atendimento para os cartões de gratuidade, para àquelas pessoas que fazem tratamento por patologia, por exemplo. A nossa atuação aqui é importantíssima. Além do atendimento, trazer informações às pessoas sobre seus direitos é essencial. Estamos mais perto da realidade de cada um e isso faz a diferença", ressaltou a coordenadora da Divisão de Cadastros, Michelly Amâncio.
A equipe de Educação no Trânsito atuou na grota com visitas às residências da comunidade e entrega de panfletos aos moradores, destacando as ações da SMTT. Também foram realizadas atividades educativas com crianças.
"Passamos pelas ruas para conhecer as pessoas e captar todos para as atividades desenvolvidas pela Educação no Trânsito. Hoje temos atividades para as crianças sobre sinalização e outros temas. Em breve, as ações serão com adultos, um trabalho de conscientização", destacou a assessora de Educação no Trânsito, Inês Pessoa.
O primeiro dia de ações contou também com a atuação da equipe da Diretoria de Obras Viárias (Diovia). Foi realizado o trabalho de mapeamento das ruas da região. O material será utilizado de análise para a implantação de melhorias na grota.
"Temos etapas a cumprir e essa primeira é de uma vistoria geral da área para assim vermos a viabilidade de implantar novas sinalizações e reforçar as já existentes", revelou a assessora de Obras Viárias, Wanessa Costa.
O trabalho contou com equipes da Divisão de Cadastros (Dicad), da Assessoria de Controle de Delegações (Ascond), da Diretoria de Obras Viárias (Diovia) e de Educação no Trânsito da SMTT. A ação teve o apoio de agentes do Grupo de Pronta Resposta (GPror) da SMTT.
"Cada momento na grota nos deixará mais familiarizados com as dificuldades e desafios de cada pessoa. É um aprendizado diário, que melhora o nosso atendimento e serve para a vida", concluiu o titular da SMTT, André Costa.