O prefeito de Maceió, JHC, apresentou nesta quinta-feira (26), novas tecnologias de inovação que vão modernizar o serviço de transporte na capital. Com as tecnologias que passam a ser utilizadas, o Município garante melhorias no tráfego de veículos e na qualidade de vida dos maceioenses. JHC avalia a iniciativa como garantia do bem-estar da população.
"Vamos mudar a dinâmica dos semáforos da nossa cidade. Todos os investimentos são com foco principal em diminuir o tempo da população no trânsito e garantir o bem-estar dos maceioenses. Antigamente, a gente tinha uma mistura de tecnologias que não se conectavam entre si. Então estamos saltando de duas gerações de semáforos de uma vez só, colocando 4G alinhando com a inteligência artificial", explica o prefeito.
Entre as modernizações está a implantação de semáforos 4G que vão atuar, inicialmente, no Centro e na Avenida Comendador Gustavo Paiva. As operações serão iniciadas com 47 novos semáforos, sendo 33 no Centro de Maceió e 14 na Avenida Comendador Gustavo Paiva. A gestão dos semáforos será via satélite, em tempo real e será acompanhada na palma da mão, com smartphones e também por agentes do Núcleo de Operação Integrada (NOI).
O superintendente de Transporte e Trânsito de Maceió, André Costa, destaca que Maceió está se tornando cada vez mais moderna e inteligente.
"Estamos iniciando na parte dos semáforos um grande investimento que está sendo feito. E essa é a visão que o prefeito tem para a cidade se tornar mais moderna e através disso resolver problemas das pessoas. Não é só tecnologia pela tecnologia, o principal é a gente conseguir resolver problemas reais que atingem as pessoas cotidianamente, seja em transporte coletivo ou em veículo particular", frisou André Costa.
A implantação de semáforos inteligentes também está entre as medidas. As avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima terão instalação de semaforização inteligente. Serão 30 intersecções de semáforos, desde o viaduto da antiga PRF, até a Praça do Centenário.
Os equipamentos são auto-adaptativos, com câmeras que contam, em tempo real, a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento e um algoritmo que calcula o melhor tempo de semáforo, incluindo uma sincronização com os demais.
Além disso, estudos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apontam um ganho de até 30% no tempo de viagem por este trajeto, comparando com a viagem feita antes do afundamento dos bairros.
Também será implantado semáforo com instruções sonoras, em frente à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, no Centro. O equipamento emite um som de bipe que facilita a identificação dos dispositivos, além de informativos sonoros e em braille, possibilitando a travessia segura. O dispositivo possui informativos em braile e também emite a mensagem no indicador sonoro para as pessoas que não possuem a leitura em braile. O dispositivo também será implantado em outros pontos da cidade, posteriormente.