A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) vem aprimorando, ao longo dos anos, a educação inclusiva nas escolas da rede pública municipal de ensino, ao implementar um modelo metodológico que é baseado nas salas de recursos. O trabalho, cada vez mais, consiste em promover a inclusão dos estudantes, através de um atendimento direcionado às crianças com deficiência ou que possuam transtornos de aprendizagem. O principal objetivo é auxiliar os alunos no processo de ensino, aprendizagem e no desenvolvimento pessoal.
Na sala de recursos, os alunos têm contato com diversas atividades que promovem o seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e educacional. As crianças são atendidas em uma sala lúdica e rica em estímulos, por profissionais que são capacitados para trabalhar com o Atendimento Educacional Inclusivo.
Implementar as salas de recurso nas instituições é de fundamental importância para o fortalecimento do trabalho da educação inclusiva, porque através dela, as crianças que necessitam do atendimento são incluídas na rotina escolar e no convívio com outros estudantes, como revela a psicopedagoga Edja dos Santos, da Escola Municipal Paulo Bandeira, que fica no Benedito Bentes.
"A sala de recurso é importante porque ajuda a promover a inclusão na escola, além de ser instrumento para a efetivação da integralização do educando no processo de ensino aprendizagem no contexto escolar. Nesse espaço, os aprendizes têm acesso a instrumentos pedagógicos e tecnológicos com profissionais capacitados para favorecer o aprendizado da criança", informou.
O aluno da sala de recurso da Paulo Bandeira, Arthur Misael, 7 anos, conta que adora ir na sala aprender e brincar. "Eu gosto muito de vir pra sala. Minha brincadeira preferida é o jogo do alfabeto, mas eu gosto de todas. Eu aprendo várias coisas e me divirto muito", ressaltou.