Criada para aproximar a população e o poder público, a Central de Monitoramento da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) é responsável por registrar as solicitações referentes à pasta feitas pelo cidadão. Em 2022, foram 9.220 protocolos abertos pelos atendentes. Destes, 6.906 foram resolvidos, o que representa 75% de resolução, superando a porcentagem de 2021, que foi de 71%.
Entre as demandas estão o recolhimento de animais mortos, denúncia de descarte irregular, descarte em terrenos, acumuladores, recolhimento de poda, supressão de árvores, pontos crônicos de lixo e recolhimento de volumosos. O destaque fica por conta do setor de educação ambiental, que atendeu 91% das demandas solicitadas pela população.
Para o superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, o aumento da taxa de resolução demonstra a seriedade do órgão em cuidar da cidade.
"Essa porcentagem de protocolos resolvidos é expressiva e mostra a eficiência da Prefeitura nas solicitações feitas principalmente pelo cidadão, pois são eles que sabem das necessidades da sua comunidade", afirmou.
As solicitações podem ser feitas através dos números 0800 082 2600, no 156 ou enviando fotos e vídeos do problema para o WhatsApp (82) 98802-4834, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
"Vamos seguir fazendo um grande trabalho e atendendo o máximo de demandas, pois estamos aqui para isso. Nossa meta é aumentar o ritmo durante 2023 e superar essa taxa, beneficiando ainda mais os maceioenses", completou o superintendente.