Além de ser referência em assistência de média e alta complexidade, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), tem também como proposito social a contribuição para a formação de novos profissionais da saúde. E como parte dessa iniciativa, a unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu estudantes do 11º e 12º períodos do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, que darão início ao estágio na disciplina curricular de cirurgia.
Entre os estudantes de Medicina do Centro Universitário Cesmac que passarão a estagiar no HMA está João Pedro, de 24 anos, que cursa o 12º. Ele já passou por estágio em Clínica Médica na unidade hospitalar e disse que está com grandes expectativas para a nova missão. "Ficarei por cerca de duas semanas e, com certeza, sairei com um bom conhecimento da prática cirúrgica", salientou.
Conforme o diretor do HMA, médico Ajax Caldas, a prática durante o estágio é essencial para a formação de novos profissionais, principalmente na Medicina. "O Hospital Metropolitano abre as portas para que os alunos coloquem em prática o que foi aprendido na sala de aula, adquirindo experiência. Assim, conhecer essa etapa do processo dá uma visão mais completa sobre como é o curso superior de Medicina", disse.
A assistente docente da Assessoria de Ensino e Pesquisa do HMA, Aline Marques, recepcionou os estagiários e explicou o funcionamento do hospital. "Desde a Maratona de Cirurgias, o número de procedimentos aumentou consideravelmente, o que permite a parceria com faculdades de Medicina para o campo de cirurgia", ressaltou.
Aline Marques destacou que a equipe multidisciplinar do HMA espera contribuir com um ensino de qualidade para que esses alunos tenham a oportunidade de vivenciar o Sistema Único de Saúde (SUS). "Durante o estágio curricular, eles irão acompanhar desde o ambulatório, passando pelo ato cirúrgico e finalizando no pós-operatório", descreveu.
Para o secretário da Sesau, médico Gustavo Pontes de Miranda, o estágio curricular na área de Medicina é fundamental para possibilitar a formação qualificada dos futuros médicos. "Além de prestar assistência eficiente e humanizada, o Hospital Metropolitano contribui com a formação dos novos médicos alagoanos, o que é motivo de orgulho para nós que fazemos a Rede Estadual de Saúde", salientou.