O Hospital de EmergĂȘncia do Agreste (HEA), em parceria com a Pestalozzi Arapiraca, entregou 80 próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção a ex-pacientes que estão sofrendo com as sequelas provocadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou traumas e que foram atendidos na instituição hospitalar.
A parceria beneficia moradores de 46 municípios que compõem a II Macrorregião de Saúde de Alagoas, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. "São muletas, bengalas, cadeiras de roda e de banho, entre outros dispositivos, que auxiliam na recuperação e melhoram a condição de cuidados por parte dos familiares. A gente fica muito feliz por poder colaborar com estas melhorias", explicou BĂĄrbara Albuquerque, gerente do HEA.
A dona de casa Carla Fernanda Silva veio de Traipu para buscar cadeiras de roda e de banho para o filho, MĂĄrcio Geraldo, de 19 anos. Vítima de acidente de moto, MĂĄrcio passou 73 dias internado no HEA, em Arapiraca. EstĂĄ acamado e com dificuldades para se locomover. "Estas cadeiras vão aliviar muito nossa rotina. É de suma importância para as famílias e para os pacientes. Deus abençoe esta parceria", disse dona Carla, mãe do ex-paciente do HEA.
José Roberto Ferreira saiu de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano, para receber cadeira de rodas para o irmão, Paulo Sérgio Ferreira, de 31 anos. "Meu irmão sofreu um acidente de moto e seria muito difícil adquirir estes equipamentos. Esta parceria da Pestalozzi Arapiraca e o Hospital de EmergĂȘncia do Agreste é uma bĂȘnção para todos", afirmou José Roberto.
Parceria
Segundo a presidente da Pestalozzi de Arapiraca, Zélia Azevedo, a parceria do HEA com a entidade, que presta assistĂȘncia a pessoas com deficiĂȘncia, é importante para proporcionar qualidade de vida. "Essa parceria funciona para garantir, de fato, que os pacientes recebam estes equipamentos em tempo hĂĄbil, para que colaborem com a rotina e com a recuperação física de cada um", disse Zélia Azevedo.
Para o coordenador da Oficina Ortopédica da Pestalozzi de Arapiraca e fisioterapeuta no HEA, Dannyel Bezerra, antes da parceria, os equipamentos demoravam muito tempo para chegar aos pacientes" Muitas vezes nem chegavam. Os pacientes do hospital tĂȘm acesso rĂĄpido e de forma gratuita a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Muitos dispositivos são feitos na Oficina Ortopédica da Pestalozzi. Em geral, somente as cadeiras de rodas e de banho vĂȘm de outro fabricante", afirmou.