"Precisamos construir, de forma muito democrĂĄtica, mecanismos de proteção dos cidadãos contra as fake news. Não é possĂvel fazermos o debate e as plataformas que fazem com que estas informações [falsas] cheguem aos cidadãos não tenham alguns mecanismos de proteção", disse o ministro, abordando ainda a valorização da comunicação pĂșblica e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
"Vamos ter todo o cuidado para restabelecer princĂpios muito transparentes de gestão da coisa pĂșblica, de valorização das empresas pĂșblicas. A partir dos próximos dias, vamos começar a realizar uma série de mudanças para sintonizar a EBC e a comunicação pĂșblica com os princĂpios e as ideias do novo governo", disse o ministro – que, ao fim da entrevista, explicou que este processo jĂĄ vem sendo discutido com os "muitos grupos organizados que debatem comunicação pĂșblica no Brasil".
Ainda durante o programa, Pimenta voltou a dizer que a atual gestão federal enfrentarĂĄ o desafio de "recuperar a credibilidade do governo federal como uma fonte confiĂĄvel de informações". " O cidadão tem que saber que quando o governo diz que a melhor forma de prevenir a covid é [tomando] a vacina, o governo estĂĄ falando isso com base cientĂfica, não como uma opinião ideológica de um ou de outro integrante do governo. Que quando o governo faz uma campanha e diz que é importante as pessoas agirem de forma a evitar queimadas no Pantanal e o desmatamento na Amazônia, ele tem credibilidade para falar isso."
Fonte: AgĂȘncia Brasil