No fim da tarde de hoje, Lula publicou, no Twitter, uma foto sua com JoĂȘnia, destacando o fato de, "pela primeira vez", a Funai ser presidida por uma indĂgena. "Novos tempos para o Brasil", escreveu o presidente eleito. Pouco depois, a própria deputada republicou a mensagem de Lula, acrescentando a ela uma declaração: "Desafio aceito!"
Ontem (29), após nomear Sônia para o comando do novo ministério, Lula antecipou que indĂgenas também comandarão a Funai e a Secretaria Especial de SaĂșde IndĂgena (Sesai), do Ministério da SaĂșde.
"Eles [indĂgenas] estão mais do que preparados para trabalhar nos seus problemas e resolver seus problemas", afirmou o presidente eleito, manifestando estar "feliz" ao nomear a primeira ministra indĂgena da história brasileiro. "Falei com a Sônia Guajajara que [esta serĂĄ] uma experiĂȘncia nova, que todos nós temos que trabalhar para [nos] ajudar."
Em sua conta pessoal no Twitter, Sônia escreveu que se sente honrada e feliz. "Mais do que uma conquista pessoal, esta é uma conquista coletiva dos povos indĂgenas, um momento histórico de princĂpio de reparação no Brasil. A criação do Ministério é a confirmação do compromisso que Lula assume com nós".
Fonte: AgĂȘncia Brasil