O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, localizado na Serraria, realizou nessa quarta-feira (28), passeios terapĂȘuticos com os adolescentes atendidos pelo serviço. Um grupo de usuĂĄrios e os profissionais passearem na orla de Maceió e outro foi até um shopping da Cruz das Almas.
Segundo Thyone Assunção, gerente de Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, essas atividades integram o processo terapĂȘutico dos adolescentes. "Os benefícios são diversos para a saúde mental desses adolescentes que passam por diversos quadros de sofrimento mental, como, por exemplo, depressão, esquizofrenia e assim promovemos a inclusão dessas pessoas, pois o cuidado deve ser feito em liberdade", destaca.
As atividades foram promovidas e acompanhadas pelos profissionais do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, a assistente social, Juliana Amorim; a enfermeira, Thais Gomes e a terapeuta ocupacional, Maria Luiza Moraes.
Atendimentos no Capsi
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira atende crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, em sofrimento psíquico intenso, junto com seus familiares, focando no alívio do sofrimento, nas potencialidades e na qualidade de vida. Os Centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outras especialidades.
O serviço atende demandas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), depressão, esquizofrenia, transtornos de conduta, transtorno de personalidade e sofrimento psíquico grave. As crianças e adolescentes podem ser encaminhados pelos serviços de saúde, escolas, conselhos tutelares, Centros de ReferĂȘncia Especializados em AssistĂȘncia Social (Creas) e demanda espontânea.