Para diminuir a vulnerabilidade socioeconômica dos moradores do bairro Vergel do Lago, o Favela 3D encerra o ano de 2022 com mais de 200 famílias inseridas no programa de decolagem familiar. A parceria entre a Prefeitura de Maceió, a ONG Gerando Falcões e o Instituto Mandaver, vem gerando resultados positivos para a comunidade.
As famílias são acompanhadas pela equipe psicossocial do Instituto Mandaver. São assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que os direcionam para alcançar a quebra do ciclo da pobreza.
Foi realizado um censo comunitário com todos os participantes, para assim gerar um diagnóstico sobre qual a atual realidade de cada família nos aspectos econômicos, sociais e educacionais. Esse mapeamento é feito para atender as necessidades, os objetivos e os sonhos de cada grupo familiar.
De acordo com o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, essa parceria foi importante para a busca de melhores soluções para ajudar a população mais vulnerável do Vergel do Lago.
"Este projeto tem ajudado muito às famílias do Vergel com ações em diversas áreas, como educação, renda, moradia e o empoderamento da mulher, trazendo o poder público e os demais setores para atuarem juntos com o desenvolvimento do bairro e dar a população condições de vida mais digna", pontuou Carvalho.
De acordo com a presidente do Instituto Mandaver, Lisania Pereira, o Favela 3D no Vergel do Lago foi muito importante este ano para que o trabalho fosse realizado de maneira mais forte e evidente, proporcionando à comunidade uma melhora significativa na moradia, geração de renda e capacitação profissional.
"Através do programa decolagem, a gente pôde unir forças entre o primeiro, segundo e terceiro setor na abrangência das suas atribuições para poder alcançar a comunidade de uma forma mais eficaz, tanto nos serviços de utilidades públicas, como no desenvolvimento social, com o foco principal na emancipação social dessas famílias. Foi dessa forma que conseguimos garantir, minimamente, que cada família possa ter os seus direitos garantidos", afirmou Lisania.
O programa é focado em territórios vulneráveis, com monitoramento em tempo real por meio de um aplicativo com inteligência artificial acoplado, que traz maior assertividade na tomada de decisão, influenciando a construção de políticas públicas adequadas de combate à pobreza.
O próximo passo será a ampliação das famílias atendidas e a fomentação do turismo de experiência na região, por meio das belezas naturais existentes, da culinária e da cultura, para a partir daí conseguir um maior desenvolvimento do território. O potencial turístico vem como uma ferramenta para diminuir a vulnerabilidade socioeconômica das famílias.