O Ministério da Cidadania emitiu nessa quinta-feira (08) um comunicado às secretarias de Assistência Social em que confirma a prorrogação do prazo para atualização do Cadastro Único para aquelas famílias que fizeram o procedimento pela última vez em 2016 ou 2017.
Com a medida, beneficiários do Auxílio Brasil e outros programas sociais não terão o pagamento bloqueado ou, se já tiveram, vão receber o valor até o mês de janeiro.
De acordo com o comunicado, a prorrogação foi definida por conta de decisão judicial decorrente de Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública da União. Portanto, a família que teve o benefício bloqueado retornará ao programa ainda este mês.
No Brasil, 630 mil famílias estão nessa situação. Em Maceió, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), são em torno de 9 mil usuários.
"Agora, temos até março para cadastrar e atualizar os dados dessas pessoas, ou seja, elas ganham mais prazo, portanto é preciso que compareçam para evitar o bloqueio. Nós continuamos atendendo todos os dias, se segunda a sexta", reforçou a diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa.
Para atualizar o Cadastro Único, o usuário deve agendar por meio do site https://www.online.maceio.al.gov.br/semas/ ou ir pessoalmente a um dos Cras; ao Casa, na Rua da Praia, número 71, Centro, ou à sede do CadÚnico, na Avenida Menino Marcelo, ao lado da Drogasil.