A manhã desta sexta-feira (25) foi animada para cerca de 15 pessoas em situação de rua assistidas pelo Centro Pop I, que participaram de um passeio no Parque Municipal de Maceió, localizado no bairro Bebedouro. Elas participaram de trilhas guiadas com a observação de animais silvestres em seu habitat natural, além de piquenique e palestras.
A coordenadora do equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Paulyne Guimarães, destacou a atividade como ferramenta para fortalecer os vínculos entre os usuários do Centro Pop I.
"Esses momentos são de grande importância, pois a maioria dessas pessoas não tem oportunidade de usufruir desse tipo de lazer. Muitos deles não conheciam o Parque Municipal e ficaram encantados, tanto com a beleza natural do parque, como com os novos conhecimentos adquiridos. Isso também fortalece o vínculo com o serviço do Centro Pop, que é um fator importante na relação de confiança, contribuindo com o resgate de vida destas pessoas que estão em alta vulnerabilidade social", ressaltou a coordenadora.
Na ocasião, além de conhecerem os espaços do Parque Municipal, os usuários também foram apresentados às diversas espécies de animais que são encontradas no local. A coordenadora do Parque, Rafaela Brito, destacou a sensação de bem-estar que os visitantes aproveitaram no espaço.
"Esse contato com a natureza causa um enorme bem-estar. Fazer uma trilha e ter contato com a fauna e flora do parque, além de benéfico para a saúde mental, o visitante também recebe conhecimento sobre a reserva. Temos também a área denominada livros livres onde o visitante tem acesso a uma galeria de livros e pode adquirir qualquer exemplar exposto sem custo algum. Um incentivo também à leitura na reserva", ressaltou Rafaela.
Centro Pop
O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop I), fica na Avenida da Paz, 1002, no bairro Jaraguá. O equipamento atende à população em situação de rua. No local são ofertadas duas refeições diárias, tem espaço para higiene pessoal, apoio e direcionamento para conseguir documentos pessoais, além de promover a inclusão de pessoas em extrema vulnerabilidade social em programas de saúde, Cadastro Único e demais serviços diários, como corte de cabelo e atendimento odontológico.