Segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep), o nĂșmero corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas versões impressa e digital da prova.
No próximo domingo (20), os participais voltam para cumprir a etapa final do exame com provas de ciĂȘncias da natureza e suas tecnologias, e matemĂĄtica e suas tecnologias. Até o dia 23 de novembro, conforme previsto em edital, serão divulgados os gabaritos oficiais das provas.
O Enem é adotado como passaporte para ingresso no ensino superior, e foi aplicado em 11.175 locais, de 1.747 municĂpios de todo o paĂs. Assim como ocorreu ontem, no próximo domingo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.
Como não haverĂĄ mais redação, as provas começam no mesmo horĂĄrio, às 13h30, mas terminam meia hora antes, às 18h30, quando os inscritos terão que entregar o caderno de respostas.
Os resultados da prova servem como critério Ășnico ou complementar d processos seletivos e para acesso a auxĂlios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Outra aplicação do Enem é em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convĂȘnio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Estudantes que testaram positivo para covid-19 ou alguma doença infectocontagiosa listada no edital do certame terão até cinco dias Ășteis após a Ășltima etapa da prova — 20 de novembro — para solicitar a reaplicação do exame. Os testes serão realizados nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Fonte: AgĂȘncia Brasil