Todo o conteúdo do Tribuna do Sertão está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. É proibida a cópia/reprodução deste material em qualquer meio de comunicação sem a devida autorização. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Tribuna do Sertão.
Após 2 de outubro, dia que ocorreram as eleições gerais, a Prefeitura de Palmeira dos Índios/AL suspendeu a ambulância que transportava a paciente renal Josefa Rodrigues, que durante três dias da semana (terça, quinta e sábado) é submetida a tratamento de Hemodiálise no Hospital Regional Santa Rita.
Josefa Rodrigues mora no povoado Cafundó, a cerca de 14 km de Palmeira dos Índios. Diante da suspensão da ambulância Josefa Rodrigues caminha 2 km a pé até o povoado Bonifácio, e lá, Ela "pega" carona até o Centro de Hemodiálise do Hospital Santa Rita.
Viúva e doente renal há 10 anos, Josefa Rodrigues precisa de uma ambulância para ser transportada regularmente ao Centro de Hemodiálise, pois o tratamento não pode ser interrompido em virtude do risco de morte. "Não sei até quando esta situação vai continuar. O que eu sei é que estou sofrendo muito", ressaltou triste Josefa Rodrigues.
Mãe de duas filhas, Josefa Rodrigues está na lista de espera do Ministério da Saúde aguardando ser transplantada. Uma de suas filhas queria doar um rim, mas é impedida porque é portadora de cálculos renais.