A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) enviou equipes para realizar ações de educação ambiental nos bairros de Riacho Doce, Pajuçara, Centro, Farol, Jatiúca, Cidade Universitária e Clima Bom. As atividades, que tem por objetivo levar orientações sobre cuidados com o meio ambiente, se iniciaram na última segunda-feira (09) e se encerraram na tarde da última sexta-feira (14), beneficiando mais de 2 mil maceioenses.
A iniciativa orientou os cidadãos sobre os equipamentos públicos disponibilizados pelo órgão para o descarte correto, coleta domiciliar, descarte de volumosos e sobre os malefícios causados pelo despejo inadequado do lixo.
Participaram da atividade 20 educadores, integrantes do quadro de servidores da Superintendência e jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas encarregadas pela coleta domiciliar da capital. Os grupos se dividiram entre os bairros, levando orientações aos moradores e comerciantes.
A moradora, Maria da Glória, já tinha o costume de separar o lixo, mas revela que não conhecia o serviço de coleta de volumosos.
"É muito importante para a comunidade estar passando essa informação. Eu, por exemplo, sabia sobre a coleta do papelão, mas não sabia que tinha esse serviço de coleta de móveis e objetos grandes", revelou.
Morador do Clima Bom há 19 anos, Antonio Marcondes, contou que já presenciou diversos descartes irregulares. "Eu sempre passo aqui na frente e vejo os funcionários das lojas jogando lixo no canteiro, é um absurdo. Espero que agora eles tenham consciência", disse ele.
Para a diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares uma das maiores dificuldades na limpeza da cidade é a falta de consciência ambiental da população.
"Ainda é muito comum o descarte irregular de resíduos sólidos em áreas públicas, mesmo com os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Nossa função é informar e formar cidadãos melhores, que se conscientizem em relação a preservação do seu bairro e, consequentemente, da sua cidade", disse.
Seja um fiscal
Para participar ativamente da manutenção da limpeza da cidade, a população pode ajudar denunciando o descarte irregular feito em sua região e solicitar que a educação ambiental da Superintendência faça uma atividade no bairro através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou enviando fotos e vídeos no WhatsApp 98802-4834, de segunda a sexta, das 08 às 17h.