"Hoje vocĂȘ tem um grande desnĂvel. Um professor de matemĂĄtica do 6Âș ano recebe alunos que estão em diferentes nĂveis de conhecimento e ele não tem como identificar isso", disse.
Segundo Godoy, lidar com essa questão é um dos objetivos da PolĂtica Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação BĂĄsica, implantada em maio deste ano. "É uma polĂtica que é bastante abrangente porque ataca vĂĄrias dimensões dessa recuperação dos estudantes, tanto no que se refere aos conhecimentos que foram perdidos quanto ao combate à evasão e ao abandono e ao desenvolvimento de competĂȘncias socioemocionais. Tem o uso de tecnologia para acelerar todo esse processo".
"O aplicativo vai mostrar, de acordo com o nosso currĂculo nacional, para o professor, quais são os conhecimentos que aquele aluno deveria ter e não tem. E vai orientar a escola a reagrupar os estudantes de acordo com o nĂvel de conhecimento. Ele vai ver os alunos que não sabem somar, do 3Âș ano, do 4Âș ano, do 5Âș ano, do 7Âș ano, do 8Âș ano, vai reagrupar esses estudantes e vai trabalhar esse reforço escolar com esses estudantes".
Segundo Victor Godoy, a plataforma hoje é utilizada para avaliar e auxiliar a recuperação de mais de 6 milhões de alunos.
Fonte: AgĂȘncia Brasil