Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Artesanato

Estande #oArtesanatoÉmassa faz sucesso durante 1ª Feira Coop de Maceió


Os artesãos de Maceió participaram da 1ª Feira Coop de Alagoas, evento realizado pela Federação Unicafes Alagoas na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara. O estande da Prefeitura #oArtesanatoÉmassa reuniu peças criadas por grupos de artesãos da Economia Solidária e mestres artesãos do Mercado do Artesanato.

A proposta da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) foi apresentar ao público cores e formas características da nossa terra. A família da Rayana Maria de Souza, 26 anos, veio de Uberlândia (MG) para passar uns dias em Maceió. Eles aproveitaram para prestigiar o evento e ficaram encantados com o estande #oArtesanatoÉmassa. "Está muito bom, muito bem organizado e uma estrutura muito boa. Estamos encantados, o trabalho é muito bonito mesmo. O cuidado que se tem com o artesanato é muito bonito", contou a turista.


Foram três dias de feira, que teve início na sexta-feira (23) e seguiu até o domingo (25). No local, quatro grupos de Economia Solidária da Semtabes estiveram no evento e três permissionários do Mercado do Artesanato, instalado no bairro da Levada. "O artesanato virou uma das atrações da Feira Coop, uma forma de mostrar aos maceioenses e turistas o que os mestres artesãos da nossa capital estão produzindo. E eles foram muito prestigiados", ressaltou a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues.

Para Emanuela Rocha, permissionária do Mercado do Artesanato, que tem um ateliê de costura criativa, a feira abriu possibilidade para que o público conhecesse o trabalho das frasqueiras, bolsas e mochilas. "Nessa exposição, apostamos nas cores de verão para mostrar a praia de Maceió. Nessa feira tivemos a oportunidade de nos apresentar, de fazer contato e o importante é divulgar. E agradeço muito a Prefeitura por ter aberto as portas para a gente participar", declarou.


Do Mercado do Artesanato, além da costura criativa, itens de olaria também foram o ponto alto do estande. O artesanato da Economia Solidária apresentou diversas técnicas aplicadas nas peças, a exemplo do mosaico em vidro e cerâmica, tramas experimentais, renda renascença, filé, crochê, bonecas de pano entre outras técnicas e produtos apresentados.

"Foi uma honra participar. Isso alegra a gente e dá mais energia para continuar trabalhando e criando para apresentar coisas novas. A gente está sempre renovando nossas peças para participar de momentos como esse", confirmou a artesã Dja Marques, do grupo Inovart cadastrado na Semtabes.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!