Gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), se reuniram, nesta quarta-feira (21), com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de Alagoas, para alinhar uma parceria que levará para escolas da rede municipal, estudantes de licenciatura e pedagogia que estão participando de projetos de iniciação à docência.
Estiveram presentes no encontro representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e do Centro Universitário Cesmac, juntamente com o Secretário de Educação José Neto, a secretária-adjunta Emília Caldas, a diretora de Gestão Educacional, Tânia Almeida e a técnica pedagógica do Centro de Formação Municipal. Graça Gomes.
A parceria terá a participação de estudantes integrantes de Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programas de Residência Pedagógica (PRP), que serão inseridos no cotidiano escolar de unidades educacionais da rede municipal, devidamente acompanhados pelo professor da escola e orientados pelo docente de sua instituição.
A iniciativa irá contribuir diretamente na qualificação inicial e no aperfeiçoamento desses futuros profissionais e agregará, também, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede municipal. A diretora de Gestão Educacional, Tânia Almeida explica que o próximo passo para a parceria é habilitar todas as escolas de Ensino Fundamental da rede.
"Hoje fomos apresentados ao projeto através dos representantes das IES e, com a validação do secretário José Neto. Até o próximo dia 31 de outubro iremos habilitar todas as nossas unidades educacionais de Ensino Fundamental através da plataforma da CAPES para darmos continuidade à iniciativa", afirmou.
Para Maria Danielle Araújo, coordenadora institucional do PIBID da UFAL, a parceria atuará na melhoria da qualidade da Educação Básica agindo diretamente na formação inicial dos profissionais. "Nosso principal objetivo é fomentar a iniciação à docência desses estudantes, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos futuros docentes em nível superior para a melhoria constante da qualidade da Educação Básica pública brasileira", concluiu.