A segurança também é uma das prioridades do Governo Júlio Cezar. Por isso, a Prefeitura de Palmeira dos Índios vai investir em videomonitoramento e garantir que os palmeirenses possam transitar de forma segura. 100 câmeras, sendo 85 fixas e 15 do tipo Speed Dome, de alta precisão, serão instaladas nos principais entradas e saídas da cidade, cruzamentos de semáforos, ruas, avenidas, praças e no Centro. Elas funcionarão 24h por dia e serão um reforço no trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), SMTT e polícias Civil e Militar.
A Central de Videomonitoramento funcionará nas dependências da GCM, que passará por uma adequação, a ser feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, para receber os equipamentos que serão instalados pela R.A Soluções, Comércio e Serviços, empresa também responsável pelo treinamento dos órgãos de segurança do município. Na semana passada, o secretário de Infraestrutura Tiago Diógenes e o comandante da GCM José Adriano Dantas se reuniram com Josenilson Carlos de Almeida, diretor da R.A Soluções, para definir a implantação dos sistema em Palmeira.
De acordo com o comandante Dantas, as câmeras deverão ser instaladas a partir do próximo mês. "A partir daí será feita toda a montagem dos equipamentos, cabeamento e internet, pois será tudo interligado. Entre as câmeras de alta precisão, teremos algumas que farão a leitura de placas de veículos e motos. Isso ajudará muito a identificarmos as situações que envolvem acidentes de trânsito. O videomonitoramento será um ganho para o município, que proporcionará mais segurança para a população e coibirá os crimes de qualquer natureza. As câmeras serão modernas e capazes de fazer varreduras em toda a área onde estarão instaladas", disse o comandante da GCM.
O prefeito Júlio Cezar também destacou a importância do videomonitoramento para a cidade. "As entradas da cidade, o comércio, áreas de bancos e pontos críticos receberão as câmeras e teremos uma sala de monitoramento, que será acompanhada pela PM e Guarda Municipal, que serão treinadas para isso. Uma cidade monitorada é mais segura, pois os delitos e crimes que possam acontecer têm uma grande chance de esclarecimento", garantiu o prefeito Júlio Cezar.