Com 80 estudantes matriculados, a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) deu início, nesta quarta-feira (14), às aulas da 3ª turma do seu curso integrado de pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual com preparação para a magistratura estadual e Residência Jurídica.
O momento foi celebrado com uma roda de conversa com juízes aprovados nos últimos concursos da magistratura do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Darlan Souza, Vinícius Araújo e Lígia Seabra. O encontro foi mediado pelo advogado, professor e doutorando em Direito, Denarcy Souza. Também estiveram presentes a coordenadora pedagógica da Esmal, Camila Barros, e o servidor da Esmal, Diego Firmino.
Para Darlan Souza, magistrado da comarca de Colônia Leopoldina, os estudantes da pós-graduação promovida pela Esmal iniciam uma jornada pelo "melhor dos mundos", já que em uma única formação, terão acesso a uma especialização, preparação para concursos públicos e acesso ao programa de Residência Jurídica.
"Aliar tudo isso influencia, inclusive, na pontuação desses pós-graduandos em provas de títulos exigidas em boa parte dos concursos públicos. Essa é uma oportunidade ímpar para os ingressantes do curso da Esmal", destacou.
Ayana Mirelle Nunes, advogada formada em 2019, é uma das estudantes da turma e acredita que a rotina de aulas será um incentivo para iniciar a jornada até a aprovação em concursos públicos.
"Essa oportunidade surgiu e decidi agarrá-la. Meu dia é bastante corrido com o trabalho, o escritório. Espero conseguir organizar o hábito de estudar de forma estruturada e sair dessa formação ainda mais qualificada", comemorou.
Curso integrado
Voltada para bacharéis em Direito, a capacitação visa consolidar e ampliar os conhecimentos adquiridos na graduação, oferecendo especialização, sólida base na prestação de concursos para magistratura e oportunidade para a prática jurídica supervisionada por juízes experientes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A capacitação é ainda o primeiro estágio para ingresso desses estudantes na vida acadêmica, o que será apoiado pelo corpo docente do curso, composto em sua maior parte por mestres e doutores.
De acordo com Lorena Sotto-Mayor, coordenadora geral de cursos da Esmal, essa pós é um mergulho inicial na pesquisa científica unida à vivência prática da atividade jurisdicional.
"Quem quer conhecer a prestação jurisdicional encontrará na pós-graduação integrada da Esmal ferramentas muito singulares para esse mergulho porque pouquíssimos locais oferecem uma visão tão aprofundada do dia a dia do juiz, dos servidores da Justiça, das dinâmicas do Poder Judiciário", declarou a magistrada
A capacitação abrange aulas teóricas e práticas, contemplando em sua estrutura curricular as disciplinas exigidas pela Resolução n° 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"O aprendizado que vem junto com o título de especialista e, depois, quem sabe, de mestre ou de doutor, é muito importante para a vida profissional de todos, mesmo que em alguns casos o objetivo final seja a aprovação em concursos públicos", avaliou Denarcy Souza, mediador do encontro.
Aulas presenciais
O curso de 480 horas-aula terá aulas presenciais nas terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h, na sede da Esmal, localizada na Rua Cônego Machado, 1061, bairro do Farol.
Nesta quinta-feira (15), os estudantes terão palestra com o professor Marcial Coêlho sobre técnicas de estudos e inteligência emocional para concursos de alta performance.
Para mais informações, ligue para os números (82) 2126-5377 ou 2126-5362.