Integrantes do Conselho Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) de Maceió se reuniram nesta sexta-feira (9). Na pauta de discussão, temas relacionados ao transporte público coletivo de passageiros na capital. O encontro ocorreu de forma remota.
"Temos melhorias em vista, para a estrutura de nossos equipamentos como terminais e pontos de ônibus e para o implemento da frota, com novos veículos. Tratar esses temas com o Conselho é de extrema importância para que, com o compartilhamento das novidades, é possível melhorar ainda mais cada oferta com novas ideias e sugestões", destacou o presidente do CMTC e superintendente da SMTT, André Costa.
André Costa destacou a chegada de novos ônibus para reforçar a frota de Maceió. "Esta semana recebemos 12 ônibus novos, com entrada USB e elevadores mais modernos, para melhorar o serviço. Até dezembro teremos mais 50 veículos, esses já com ar-condicionado. A previsão é que até meados de abril de 2023, tenhamos a entrega de mais 54, totalizando 104 carros para dar mais qualidade ao serviço", pontuou.
No mesmo evento de entrega dos ônibus, a Prefeitura anunciou a construção do terminal de ônibus do Village Campestre 2 e a reforma do equipamento situado no bairro Eustáquio Gomes, regiões da parte alta da cidade. Também há projetos para a melhoria e reformulação dos terminais do Benedito Bentes e da Colina.
A diretora do SIMM, Paula Isanelle, ressaltou a série de serviços previstos para acontecerem nos terminais.
"A melhoria nos terminais é uma demanda da população e que tratamos como primordial para dar ainda mais qualidade ao sistema de transporte", afirmou.
Além da reforma dos terminais foi citada a reforma e melhoria de pontos de ônibus. "As paradas e abrigos vem passando por recuperação, obedecendo um cronograma da Assessoria de Projetos de Pontos de Parada e Abrigos. Nos últimos dias tivemos a reforma de abrigos situados nas avenidas Álvaro Calheiros e Menino Marcelo, para citar alguns, e temos ainda outros serviços previstos para os próximos dias", destacou Paula Isanelle.
Entre os ações para os pontos e/ou abrigos, foi destacado o serviço de requalificação planejado para o equipamento situado na BR-104, em frente à Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O trabalho seguirá o mesmo sistema do realizado no ponto instalado na Bomba da Marieta, no bairro Mangabeiras.
Outro tema em pauta foi a implantação do BRT. "O serviço deve beneficiar em torno de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital", frisou André Costa.
O corredor deve contar com 22 estações, ao longo de 15 km, compreendendo as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além de um trecho da BR-104, na parte alta da cidade.
"A cidade está crescendo e é preciso acompanhar esse crescimento e melhorar o que temos a serviço da população. São mudanças que não pertencerão a um ou dois grupos, mas aos maceioenses e visitantes e isso é exatamente o que temos em mente e que também faz parte do que pensa a gestão municipal", enfatizou.