Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Lazer

Crianças podem desfrutar de novo espaço de lazer na orla da Pajuçara


Foi entregue na manhã desta sexta-feira (9), na orla da Pajuçara, a mais nova área de lazer instalada pela Prefeitura de Maceió. O espaço dá continuidade ao trabalho viabilizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), por meio do projeto Adote uma Área Pública. Desta vez, a parceria firmada pela Prefeitura foi com o Coconut e com a Sorveteria Bali, que investiram na estruturação e ficarão responsáveis pela manutenção do parque.


Criançada pode brincar no parquinho montado na praia de Pajuçara. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

O Parquinho Sustentável foi estruturado com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus, tratadas e provenientes de reflorestamento. Para a diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, o espaço se consolida como mais uma opção de lazer.

"Maceió ganhando mais um parquinho sustentável, uma área de lazer para a criançada, para o maceioense e para o turista. E o melhor, sem custos para a Prefeitura. A gente cedeu o espaço e empresas parceiras construíram toda essa estrutura em madeira de reflorestamento", pontuou.


Equipamento foi construído com madeira de reflorestamento. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

O espaço segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social.

"Mais uma adoção de espaço público proporcionando mais uma opção de lazer para as crianças e para as famílias aqui na orla de Maceió, que é o lugar mais democrático da nossa cidade. A Prefeitura pretende colocar o Parque Sustentável nos espaços mais carentes para que possamos ocupar a cidade, ocupar as praças trazendo um grande benéfico para todos", concluiu a diretora, que representou o superintendente, Ronaldo Farias.


Parque foi construído com material sustentável e será espaço de lazer para crianças. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

A estrutura é resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico, típico da orla marítima. Além do eucalipto e do pinus, foram utilizadas cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo.

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa.


Empresário Ricardo Vagner destacou importância do equipamento para o turismo. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Ricardo Vagner, proprietário do Coconut, empresa responsável pela adoção, avalia como positiva a instalação de um Parquinho Sustentável próximo do seu negócio.

"Essa implantação acrescenta bastante para população que aqui circula, pois era uma área que não estava sendo muito bem utilizada. Inclusive, o parque é bem localizado, em uma área com vários restaurantes e outras opções gastronômicas. Só veio pra somar", afirmou.


Empresário Carlos Regis ressaltou diversão para as crianças. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

"É uma novo espaço para que as crianças possam se divertir, então é importante que estejamos participando. Um local bem localizado, de frente para o mar e além de tudo, sustentável. Atitude muito bacana, que merece nosso apoio", completou o empresário Carlos Regis, proprietário da Sorveteria Bali, empresa que apoia a adoção.

Apesar de o material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estação de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o Parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.


As irmãs Agnes e Maria Flora curtiram muito os brinquedos e prometeram voltar mais vezes para utilizá-los.

"Brincamos em todos eles e gostamos muito. Da próxima vez que voltarmos, iremos aproveitar ainda mais", contou.


Parque sustentável tem vida útil de 10 anos. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Os diretores da Amaru Sustentabilidade, Otávio Tavares e Shirlan Medeiros, enfatizaram a participação da empresa na entrega do parque sustentável.

"A Amaru ao longo dos anos vem construindo os parques sustentáveis que estão instalados em Maceió. Também construímos os pontos de ônibus sustentáveis instalados na orla. Então, a gente só trabalha com material sustentável, madeira de reflorestamento tratada, com a vida útil enorme", frisou.

Além da entrega do espaço de lazer, a superintendência realizou a instalação de papeleiras na região, visando diminuir o descarte de plástico, papel e de outros tipos de resíduos utilizados por quem caminha no calçadão.


A atividade foi concluída com a entrega de lixocar para as pessoas que circulavam na orla de Pajuçara, usufruindo das instalações do novo Parquinho Sustentável.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!