A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou na manhã desta quinta-feira (8), no bairro Santos Dumont, uma clínica de parto humanizado que apresentava diversas irregularidades sanitárias com grave risco de ocasionar morte materna e infantil.
Entre as irregularidades encontradas estavam a ausência de alvará sanitário, insuficiência de medicamentos e insumos, ausência de equipamentos de emergência, ausência de profissional com atuação como responsável técnico, medicamentos com prazo de validade vencido e ausência de contrato com garantia de transporte adequado para as pacientes.
"As irregularidades são inúmeras e gravíssimas, não havendo nenhuma condição de manter a clínica em funcionamento. A fiscalização só foi possível graças a uma denúncia anônima, por isso ressaltamos a importância da população em nos informar sobre quaisquer riscos sanitários", afirmou Nilson Malta, coordenador da Visa.
"Dentre as não conformidades sanitárias também se destacam o uso de saneantes clandestinos; ausência de esterilização dos materiais e de Procedimento Operacional Padrão (POP), além da existência de fluxo de contaminação cruzada", completa o coordenador da Vigilância Sanitária.
Após a interdição, a clínica tem um prazo de 90 dias para se adequar às exigências da Vigilância Sanitária. Os proprietários do local também vão receber uma multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil reais.
Denúncia
Os canais de denúncia da Vigilância Sanitária são pelo WhatsApp (82) 98752-2000, por meio de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. As denúncias também podem ser realizadas pelo (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante. Para registrar alguma irregularidade sanitária é imprescindível informar o motivo da reclamação, nome, endereço completo e ponto de referência do estabelecimento denunciado.