banner TAVARES - 728X90
banner tv
Banner SEBRAE mulher- DZ
CESMAC 2025.1

Governo de Alagoas lança programa inédito de incentivo fiscal à cultura

Empresas poderão patrocinar projetos culturais com dedução de até 100% do ICMS; programa promete movimentar a economia criativa no estado

Por Alexandre Vieira em 11/06/2025 às 09:51:27

Reprodução

O Governo de Alagoas deu um passo histórico esta semana com o lançamento oficial do Programa de Incentivo Fiscal à Cultura – Mais Cultura Alagoas, que permitirá a empresas contribuintes do ICMS investir diretamente em projetos culturais com possibilidade de deduzir até 100% do valor do imposto devido.

O evento aconteceu na última terça-feira (10), no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e contou com a presença do governador Paulo Dantas, além de representantes do setor cultural e da iniciativa privada.

O programa é uma iniciativa inédita em Alagoas e será coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), por meio da Superintendência de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura.

"O incentivo fiscal é uma ferramenta que une o poder público, a iniciativa privada e a classe artística para transformar realidades. Ganha o artista, ganha a empresa e, sobretudo, ganha o povo alagoano", declarou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

De acordo com a gestora, o programa representa um marco na valorização da cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico. "A expectativa é movimentar a economia criativa, gerar emprego, renda e dar o protagonismo que os artistas e produtores alagoanos merecem", reforçou.


Como funciona o programa

Empresas que recolhem ICMS em Alagoas poderão destinar parte do valor devido ao imposto para o financiamento de projetos culturais aprovados pelo Estado. A medida segue modelos já consolidados em outros estados brasileiros, como Pernambuco e São Paulo, e deve ampliar significativamente as fontes de financiamento para a produção artística local.

Os detalhes sobre como inscrever projetos, critérios de aprovação e funcionamento do sistema de renúncia fiscal serão divulgados pela Secult nos próximos dias, por meio de portarias e publicações oficiais.

Expectativa positiva do setor cultural

Representantes da classe artística e da cadeia produtiva da cultura receberam a notícia com entusiasmo. Para muitos, o programa representa uma nova era de investimentos e autonomia para artistas, coletivos e instituições que atuam na promoção da arte em Alagoas.

A expectativa agora é de que empresas alagoanas abracem a iniciativa, contribuindo com a preservação da cultura local e estimulando a inovação na produção artística.


Fonte: Redação com assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90
CAMPOS 728x90
banner tv
Banner SEBRAE homem- DZ
CESMAC 2025.1

Comentários

banner tvsampaio 728x90
banner TAVARES - 728X90 - 2
tv oops