A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) vão inaugurar, na próxima segunda-feira (22), às 11h30, a primeira Sala da Advocacia na parte alta de Maceió. Situada em uma galeria no bairro do Benedito Bentes, o espaço era uma reivindicação antiga dos advogados e advogadas da capital alagoana. Foi também uma promessa de campanha, que agora está sendo concretizada.
No local, serão ofertados os serviços de Secretaria e Tesouraria da OAB/AL, além de emissão e renovação de certificado digital e peticionamento eletrônico. A sala, que vai ganhar o nome da advogada Maria Aparecida da Silva Bezerra, que foi vítima de feminicídio no último dia 21 de julho, vai funcionar de 8h às 17h, com o objetivo de descentralizar os atendimentos e proporcionar mais comodidade à classe.
Para o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, o novo espaço deve aproximar a instituição dos advogados e advogadas que atuam na parte alta de Maceió. Ele lembra que o crescimento geográfico da cidade exige uma atuação descentralizada, facilitando a atuação profissional da categoria e, consequentemente, o atendimento à sociedade.
"Durante muito tempo, os advogados e advogadas que atuam na parte alta de Maceió não foram prestigiados. Nós assumimos esse compromisso durante a campanha e, nos primeiros meses de gestão, estamos tirando do papel esse projeto. É uma marca dessa gestão estar cada vez mais próximo da categoria", destaca Vagner Paes.
Para usufruir de alguns serviços ofertados no espaço, como a emissão e renovação da certificação digital, será preciso fazer um agendamento prévio, por meio do site da CAA (www.caa-al.org.br). Já para outros, como o suporte para peticionamento eletrônico e a instalação dos programas essenciais para o funcionamento do token, não é necessário agendar, bastando apenas aguardar atendimento no local.
"A sala é um desejo antigo da advocacia que atua na parte alta de Maceió e que estamos tirando do papel. É um compromisso de campanha que está sendo cumprido. O espaço vai ganhar o nome da advogada Maria Aparecida da Silva Bezerra, uma forma de homenagear a nossa colega vítima de feminicídio, mas também todas as mulheres advogadas e a advocacia em geral, que luta por justiça constantemente", ressaltou a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten.
"A Sala da Advocacia será um divisor de águas na história da Ordem. Tínhamos uma dívida com a advocacia que atua na parte alta. Essa sala vem a suprir essa dívida histórica, oferecendo a toda a advocacia serviços que até então eram demandados apenas no Centro de Maceió ou em Jacarecica. É uma grande parceria concretizada pela OAB Alagoas e pela Caixa de Assistência dos Advogados", acrescentou o presidente da Caixa de Assistência, Leonardo de Moraes.
Durante a inauguração da Sala Maria Aparecida da Silva Bezerra, também será lançada a Campanha Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, com a presença do presidente da OAB Nacional, Alberto Simonetti. O espaço fica situado na Galeria RC Comercial, na Avenida Cachoeira do Meirim, em frente ao Shopping Pátio Maceió.