Reprodução
Há 20 anos, Carla Monique Gomes reside em uma casa que fica na grota do Pica-pau, no bairro Novo Mundo. O imóvel fica ao lado de uma encosta, que já possui um processo erosivo e estava desprotegida, podendo sofrer deslizamentos durante o período chuvoso.
Para evitar acidentes, a Defesa Civil Municipal cobriu a barreira com lona que possui proteção UV, o que garante maior durabilidade. O trabalho foi executado nesta quarta-feira (12) e Carla aprovou a iniciativa. "Vou ficar mais tranquila agora sem medo que a barreira deslize bem do lado da minha casa", diz a moradora.
As lonas são aplicadas nas encostas de forma preventiva, antes que se inicie o período chuvoso, a fim de evitar deslizamentos e transtornos para as famílias que residem nos locais considerados de risco.
"Em todos os pontos de Maceió em que aplicamos a lona, desde 2021, não tivemos registros de deslizamentos de massa. É um trabalho que visa diminuir os impactos das chuvas em nossa cidade e é realizado por uma equipe especializada, que atua somente com esta finalidade", explica o diretor de operações da Defesa Civil de Maceió, Matheus Montenegro.
Em 2024 foram aplicados mais de 38 mil metros quadrados de lona, em mais de 180 pontos da capital alagoana. A equipe iniciou as aplicações de 2025 nos bairros Riacho Doce, Chã da Jaqueira e Rio Novo. Esta semana, barreiras do Novo Mundo receberão a proteção e, após este bairro, Ipioca será beneficiada.
Patrícia Galindo faz parte do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), atuando no Novo Mundo, e já mapeou os pontos que precisam de lona na comunidade onde reside. "As ocorrências de deslizamentos aqui diminuíram muito depois que a Defesa Civil passou a colocar lona nas barreiras. Agradeço à Prefeitura de Maceió e à Defesa Civil por sempre trabalhar com as ações de prevenção nas áreas de risco", ressalta.
A população que identificar uma barreira que não tenha proteção pode solicitar que seja realizada uma vistoria no local. Ao ligar de graça para o número 199, o morador indica o endereço e descreve a situação. Depois, uma equipe da Defesa Civil Municipal vai até o local para avaliar a barreira e indicar a melhor solução para evitar riscos.
Fonte: Secom Maceió