A Prefeitura de Maceió instalou a primeira estação de hidratação no calçadão da orla de Ponta Verde. Maceioenses e visitantes que caminham pelo local podem matar a sede com água filtrada e gelada e ainda se refrescarem com jato de ar-frio durante o verão.
O equipamento pode reduzir o uso de garrafas plásticas e ainda incentivar a prática de esportes ao ar livre. Quem caminha ou corre pela orla da Ponta Verde, no trecho entre as barracas Kanoa e Lopana, pode escolher água gelada ou natural e ainda refrescar o rosto. Quem estiver com o pet pode oferecer água, já que a máquina possui um lugar exclusivo para matar a sede dos animais.
![Equipamento tem local exclusivo que fornece água para Pets. Foto: Crystália Tavares/ Ascom Alurb](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_845x560_crop_center-center_none/WhatsApp-Image-2025-01-28-at-09.06.43.jpeg)
A iniciativa foi idealizada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb). O diretor-presidente, Moacir Teófilo, destacou que o equipamento traz soluções inovadoras, que contribuem para o meio ambiente.
"Sempre estamos monitorando novidades para o desenvolvimento sustentável de Maceió. A estação proporciona uma experiência de hidratação acessível, segura e, principalmente, sustentável em espaços públicos. Com isso, visamos diminuir a utilização de garrafas plásticas e criar uma conscientização em relação ao tema. Mais do que um equipamento, as estações combinam bem-estar, tecnologia e responsabilidade ambiental, promovendo uma transformação nos hábitos dos cidadãos", afirmou.
![Estação de hidração oferece água gelada para quem caminha na orla de Ponta Verde. Foto: Crystália Tavares/ Ascom Alurb](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_845x560_crop_center-center_none/WhatsApp-Image-2025-01-28-at-09.06.40.jpeg)
"Confesso que nunca tinha visto um equipamento como este, mas gostei muito da ideia. Eu estou com muito calor no momento e minha água estava quase no fim, então já aproveitei pra recarregar a garrafinha e seguir meu rumo", disse Gustavo Saide, que fazia caminhada pelo calçadão.
A estação de hidratação ocupa apenas 1m² e não atrapalha a circulação de pessoas no calçadão. O equipamento possui um sistema de aquecimento e refrigeração que entrega 1 litro de água gelada (5º a 7ºC) ou quente (80º a 85ºC) por minuto.
A máquina também é monitorada em tempo real, oferecendo dados sobre o consumo de água e a quantidade de garrafas plásticas economizadas. Para que não haja desperdício, um sistema inteligente interrompe o fluxo de água a cada 30 segundos de utilização.
Redação com assessoria