Como de praxe em Maceió, o período chuvoso se inicia entre o final do mês de março e o começo de abril. Prevendo a chegada das chuvas a Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), iniciou nesta quinta-feira (23) o reforço dos serviços de poda e supressão de árvores por toda a capital. O mapeamento começou no Benedito Bentes e será aplicado nas principais avenidas, praças e canteiros da cidade.
A diretora de arborização urbana, Karine Gabriela, fala da importância de prever exemplares com tal necessidade.
"Realizamos diariamente um mapeamento de áreas de risco, com árvores que podem cair ou estão grandes demais para aguentar ventos e chuvas fortes. Antecipamos tudo e evitamos que serviços fiquem acumulados quando o período chuvoso se iniciar. Assim, minimizamos o risco de acidentes e transtornos para o dia a dia do cidadão", revelou.
Durante o ano de 2024, a Autarquia também utilizou a estratégia de intensificar os serviços antes do final de janeiro, garantindo que poucas quedas de árvores fossem registradas durante o período de chuvas. Ao todo, foram mais de 6.800 intervenções realizadas entre podas e supressões em áreas comuns e de risco mapeadas pelo órgão.
Como solicitar
O cidadão também pode fazer sua parte e solicitar a poda ou supressão de árvores em áreas públicas. Ao verificar a necessidade, basta entrar em contato através do WhatsApp 98802-4834, pelo 156 ou Aplicativo Limpeza é Massa, registrar uma ocorrência com fotos ou vídeos do exemplar mais endereço completo do local.
Redação com assessoria