O Hospital da Criança de Alagoas realizou 97.934 atendimentos em 2024, entre consultas ambulatoriais, exames laboratoriais e internações. Localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, a unidade é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e é referência na saúde pediátrica estadual.
Ao longo do ano passado, o hospital internou mais de 1.787 pacientes nas enfermarias e 159 pacientes na UTI pediátrica, além de realizar 78.404 exames laboratoriais. O ambulatório conta com 25 especialidades, como pediatria, neurologia, psiquiatria, cardiologia e ortopedia, todas voltadas ao público infanto-juvenil. Nesse espaço, foram realizadas 17.584 consultas.
Para o diretor clínico do Hospital da Criança, Roney Damacena, 2024 foi um ano muito produtivo para a unidade. "Fizemos 16 mil atendimentos a mais, comparado ao ano anterior. Isso mostra que temos uma equipe muito qualificada e comprometida em prestar um serviço de excelência para as crianças e adolescentes do nosso estado", salientou.
O hospital possui dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 54 leitos de enfermaria. Além disso, tem um ambulatório com 25 especialidades, um Centro de Diagnóstico por Imagem, com ultrassonografia e raios-X, e um laboratório de análises clínicas. Beneficiado, o adolescente João Pedro Tibúrcio, de 12 anos, foi um dos pacientes que foi atendido no ambulatório. "Meu filho João é atendido aqui há mais de um ano pela reumatologista. Hoje viemos para uma consulta com o ortopedista. Eu gostei muito do atendimento dos profissionais do hospital", afirma a mãe do João, Jaise Tibúrcio.
Inaugurado em 2022, o Hospital da Criança atende pacientes a partir dos 29 dias de vida até os 13 anos, 11 meses e 29 dias. O atendimento é realizado de forma eletiva, por meio de agendamento, através da Central de Regulação.
Fonte: Redação com assessoria