Uma série de serviços serão oferecidos pela Prefeitura de Maceió, por meio de secretarias municipais, durante o Verão Massayó 2025. O evento que movimenta a economia criativa local e o setor turístico começa nesta sexta-feira (10).
Visitantes e maceioenses vão aproveitar os próximos dois fins de semana, dias 10,11, 12 e 17, 18 e 19 de janeiro, com segurança e inclusão numa festa feita para todos.
Confira os serviços que vão ser oferecidos:
Espaço PCD
O evento contará com um espaço exclusivo para o público PCD, que contará com fones redutores de ruído e outros recursos de acessibilidade, como rampas e uma estrutura que garante a mobilidade. Além disso, contará com audiodescrição da programação e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para tornar os shows acessíveis para todos.
Na edição 2025, não será necessário realizar inscrição para participar do espaço PCD. A entrada acontece por ordem de chegada e por motivos de segurança, as vagas são limitadas.
Cabine Conjunta
A Cabine Conjunta é um espaço destinado à atuação de programas como Maceió sem Assédio, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher. A equipe estará disponível para orientar possíveis vítimas e ajudá-las a realizar o Boletim de Ocorrência (BO) no local.
Além disso, os programas Maceió com Respeito e Maceió por Igualdade Racial estarão disponíveis para oferecer orientação e acolhimento à população, o que reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com a igualdade.
Coleta Seletiva
Com uma atuação marcante nas últimas edições do Verão Massayó e também no São João Massayó, a coleta seletiva estará presente na edição de 2025. Além de contribuir para a limpeza do local, é esperado que a iniciativa gere uma renda extra para mais de 170 famílias de cooperados.
Mini ambulatórios
Uma equipe multidisciplinar de saúde ficará disponível em dois mini-ambulatórios que serão instalados no local, para atender ocorrências de urgência e emergência durante o evento.
Os ambulatórios estarão abastecidos com medicações via oral, intramuscular e endovenosa, que serão administradas por profissionais da saúde, caso necessário. Outros procedimentos, como aferição de pressão arterial, glicemia, curativos e suporte de oxigênio também estarão disponíveis. A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) também disponibilizará duas ambulâncias, caso seja necessário transferência para Unidades de Pronto Atendimento (Upas).
Além dos atendimentos, equipes da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das ISTs da SMS estarão nos dias de evento com o objetivo de conscientizar e promover prevenção para o público.
Haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos e um estande para informações, além de vinculação ao procedimento de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP), caso alguém tenha interesse em fazer uso da medicação, que também é um método preventivo.
Combate à exploração do trabalho infantil
Durante o evento, também acontece ações preventivas e de busca ativa de combate à exploração do trabalho infantil e para evitar a violação de direitos de crianças e adolescentes.
Pulseiras de identificação
As crianças que forem ao evento acompanhadas da mãe ou do pai serão identificadas com pulseirinhas com os dados visíveis dos pequenos, nomes dos genitores e o número para contato. Caso alguém se perca, é possível fazer a identificação imediata até que a família seja acionada.
Iluminação
A Prefeitura de Maceió também instalou novos projetores em LED na faixa de areia onde acontece o evento. Os equipamentos de alta potência vão iluminar o local dos shows e o entorno, bem como na concentração dos vendedores ambulantes que vão atuar no festival. A decoração cênica foi instalada ao longo do bairro Jaraguá, no trajeto em direção aos shows.
A Ilumina Maceió também realizou a manutenção preventiva e corretiva das luminárias de todo o bairro e região e ainda manterá equipes de prontidão durante todos os dias de evento, para garantir uma solução rápida em possíveis demandas na iluminação pública.
Fonte: Redação com assessoria