Entregar todas as obras estruturantes pactuadas, realizar mais concursos públicos, dar seguimento a programas exitosos nas mais diversas áreas e seguir reduzindo os índices de violência em todo o estado. Esses foram os principais compromissos reafirmados pelo governador Paulo Dantas, em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, na manhã desta sexta-feira (3).
"Tenham certeza que em 2025 e em 2026 teremos anos de muito trabalho e de muito progresso para todas as alagoanas e alagoanos", assegurou Paulo Dantas.
"Estamos avançando na logística com eficiência nos quatro cantos de Alagoas. Vamos entregar todas as nossas obras estruturantes pactuadas em 2022, na campanha eleitoral", enfatizou.
Turismo
O governador iniciou a entrevista, conduzida pelos jornalistas Gilvan Nunes e Sofia Sepreny, falando dos avanços na área do turismo. Destacou as ações de promoção do Destino Alagoas, das obras estruturantes, a exemplo da construção do Aeroporto de Maragogi, da Ponte Penedo-Neópolis e das políticas arrojadas de incentivo fiscal, que têm contribuído para a atração de novos empreendimentos.
"Nós fechamos o ano de 2024 batendo recordes importantes na área do turismo, como o ingresso de turistas internacionais, o que promove a entrada de recursos extraordinários, fomentando a economia e fazendo a roda do desenvolvimento girar, fazendo o dinheiro circular no nosso estado", citou Paulo Dantas.
Para qualificar a mão de obra e gerar oportunidades de trabalho aos alagoanos nos setores hoteleiro e de bares e restaurantes, ele lembrou que o Governo de Alagoas implantou o programa Escola do Turismo.
"O programa Escola do Turismo tem prestado relevantes serviços para viabilizarmos a empregabilidade aqui em Alagoas, sobretudo na área do turismo, que é um setor que tem contribuído muito para o desenvolvimento do nosso estado", pontuou.
Governança
Paulo afirmou que Alagoas tem se notabilizado como o Estado que faz gestão e governança de alto nível, o que fez da administração estadual a que mais investiu com seus próprios recursos. Em 2023 foram investidos R$ 2,7 bilhões e em 2024, R$ 3 bilhões.
"Nós estamos vivendo o período com a menor taxa de desemprego da história do Estado de Alagoas. Isso é fruto da integração e da conexão com o setor produtivo, com o setor privado, onde existe confiança, segurança jurídica, institucional, administrativa e política", celebrou.
Segurança Pública
O governador destacou também os avanços na área da Segurança Pública, que registrou os melhores resultados da série histórica, quando o assunto é redução dos índices de violência.
"O Estado de Alagoas tem feito uma administração transversal, onde a gente, a todo momento, reduz violência. Foi o ano de 2024 com a menor taxa de homicídio da história. Hoje estamos com o terceiro melhor indicador na região Nordeste e o nono do país", pontuou.
"Todos vocês lembram que Alagoas era o estado mais violento do Brasil e tínhamos a quinta capital mais violenta do mundo. Nos últimos anos, especificamente agora no início de 2024, o Ministério da Justiça publicou as 50 cidades mais violentas do Brasil. Não tem nenhuma de Alagoas, graças a Deus", ressaltou.
Infraestrutura
Paulo Dantas lembrou, ainda, que o Governo de Alagoas tem um cronograma de entrega de obras estruturantes pactuado com a Secretaria de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano (Setrand) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ele garantiu a entrega de todas até o final de 2026, a exemplo da duplicação Arapiraca-Delmiro Gouveia.
"Ora, quem acreditava que as pessoas iam sair de Delmiro Gouveia e chegar em Maceió por vias duplicadas? Nós vamos entregar, ainda este ano, a duplicação de Palmeiras dos Índios até Arapiraca e também de Arapiraca a São Sebastião, fazendo a ligação com a BR-101. Vamos entregar ainda um trecho importante da duplicação de Maceió até a Barra de Santo Antônio. E vamos entregar o Aeroporto de Maragogi, no mais tardar, até o início do ano de 2026".
Em parceria com o Governo Federal, Paulo também garantiu a continuidade das obras do Canal do Sertão.
"O presidente Lula trata essa obra como prioridade e já está aportando recursos. Nós já estamos tocando o trecho 5, o que vai ser fundamental para garantir água para o sertanejo e também para a atividade agropecuária, fundamental para o desenvolvimento humano e econômico do estado de Alagoas".
Programas exitosos e concursos públicos
Paulo também garantiu a continuidade de programas sociais exitosos, como o Cartão Escola 10, o Cartão Cria e o Alagoas Sem Fome.
"Mas o que é mais importante, o maior programa social que eu, como cidadão, entendo, é a promoção do emprego, é dar oportunidade ao cidadão de acordar cedo, e ter a chance de se capacitar, de se formar", destacou.
O governador assegurou, ainda, a realização de concursos públicos, como o já anunciado certame para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
"Nós vamos fazer o maior concurso público da Uneal. Agora vai ter concurso para a Emater [Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável], Adeal [Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado de Alagoas], Secretaria de Planejamento. Nós temos uma série de concursos que estão para ser anunciados à sociedade alagoana", concluiu.
O governador também concedeu entrevista, logo em seguida, ao Jornal da Mix, da Mix FM.
Fonte: Secom Alagoas