A eleição de Marcelo Palmeira para a presidência da Câmara de Vereadores de Maceió, que era dada como certa, sofreu uma reviravolta nesta segunda-feira (23/12). O grupo dele que era formado por 18 vereadores, sofreu baixa após articulação feita pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL).
Líder do governo na Câmara Municipal de Vereadores, Chico Filho, que era um dos principais articuladores da candidatura de Palmeira, será o novo presidente da Casa.
Chico era contra a reeleição de Galba Netto (os dois passaram a divergir por divergências durante as eleições deste ano) e passou a apoiar Marcelo. Agora ao deixar o grupo ele é acusado de "traição".
Acabou a eleição. Chico filho traiu Marcelo palmeira e foi ser presidente no outro grupo", disse um vereador que participa do grupo de apoio a Palmeira.
A "manobra", apesar de surpreender, era mais que esperada. O prefeito JHC já havia conversado com Marcelo Palmeira e Galba Netto na semana passada, sugerindo o nome de Chico Filho como "consenso". Foi o próprio Chico quem comunicou, na ocasião, a proposta do prefeito ao grupo. Não houve entendimento e o grupo, incluindo Chico FIlho, decidiu manter Palmeira como candidato.
Agora, uma nova foto define o grupo que deve ser vencedor na disputa pela mesa diretora a Câmara Municipal de Vereadores, que será realizada no próximo dia primeiro de janeiro.
O novo grupo que vai eleger Chico Filho terá no mínimo 18 votos. Na foto enviada por um influente interlocutor da prefeitura estão 15 vereadores. Além de Chico Filho, outros quatro vereadores que faziam parte do grupo de apoio a Palmeira: Thiago Prado, Olívia Tenório, Aldo Loureiro e Cal Moreira.
Os vereadores posam para a foto ao lado do vice-prefeito Rodrigo Cunha e do prefeito JHC. Entre eles Galba Netto, Leonardo Dias, Brivaldo Marques e David Empregos.
"Tem mais 03 aqui", garante o interlocutor. E de fato tem. Ele até mandou a foto. Mas eu revelo depois.
E quanto a "traição", o interlocutor minimiza qualquer acusação: "esse é um processo que estava em construção, na base do diálogo, do entendimento. Os vereadores conversaram entre si, conversaram com o prefeito em busca de uma melhor solução. O vereador Chico FIlho será presidente buscando atender seus pares, num diálogo franco e permanente, agindo da mesma forma em relação ao Executivo", aponta.
Tribuna do Sertão