Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Agosto Dourado

Prefeitura inicia ações do Agosto Dourado na UBS Osvaldo Brandão Vilela


A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta segunda-feira (1º), uma programação de ações voltadas ao incentivo da amamentação em alusão à campanha Agosto Dourado que vem com o slogan "Fortalecendo a amamentação, apoiando e educando". O primeiro dia de atividades aconteceu na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, localizada na Ponta da Terra, e contou com palestra educativa sobre a importância do leite humano para a saúde do bebê, além de entrega de brindes para gestantes e puérperas presentes na ação.


A campanha é uma parceria com o Gabinete de Políticas Públicas Para Mulheres de Maceió e tem como principal objetivo alertar toda a sociedade sobre a importância que a rede de apoio exerce no período de amamentação. Como explica a coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Marglene Oliveira.

"Quando pensamos no ato de amamentar, a primeira imagem que vem em nossa mente é a de uma mulher amamentando seu filho, mas queríamos que todos entendessem que a responsabilidade pela amamentação da criança é de todos que rodeiam aquela mãe e aquele bebê. Isso inclui os profissionais de saúde, o pai, os avós, os tios e até mesmo um vizinho. Todos podem ser rede de apoio para aquela mulher que precisa se doar de forma tão intensa ao seu bebê e fazer com que o período da amamentação seja mais leve e tranquilo", ressaltou.


Marglene Oliveira, coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

A nutricionista da UBS Osvaldo Brandão, Renata Moura, falou aos usuários da unidade no primeiro dia da campanha e enfatizou a importância do leite humano exclusivo até os seis meses e de forma continuada até os dois anos ou mais.

"Durante todo o mês de agosto estaremos intensificando nossas conversas com a comunidade sobre o aleitamento materno para que todos entendam que o leite humano é completo e capaz de prevenir inúmeras doenças no bebê. Por isso, devemos ser a favor da amamentação e, mais do que isso, precisamos ser fortalecedores da mulher que está amamentando, pois ela não pode estar só nessa missão e precisa de suporte para que esse momento ocorra da forma mais especial possível", enfatizou.


Renata Moura, nutricionista da UBS Osvaldo Brandão. Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

Ariana Silva foi uma das gestantes que estiveram presentes na ação desta segunda-feira (1º). A usuária afirma estar na sua terceira gestação e diz ser totalmente a favor da amamentação. "Não consegui amamentar minha primeira filha porque sentia muitas dores nos seios e isso me fez desistir. Já na segunda filha eu estava mais informada sobre o assunto e consegui amamentar até seus quatro anos de idade. A saúde das duas sempre foi totalmente diferente: a que não amamentou tinha muitos problemas de saúde, enquanto que a outra mal sabe o que é adoecer até hoje. Isso eu atribuo à amamentação e, por isso, quero amamentar minha terceira filha pelo tempo que ela quiser", disse.


Ariana Silva é a favor da amamentação. Foto: Victor Vercant

A sensibilização sobre a temática também será levada às ruas pelos profissionais de saúde. Durante a parada obrigatória do sinal de trânsito, uma equipe técnica fará a abordagem de motoristas e pedestres em quatro pontos da cidade, através de faixas e distribuição de material educativo. As chamadas "Blitz da Amamentação" acontecem no dia 04 de agosto nos semáforos do Shopping Pátio e Terminal de Ônibus do Benedito Bentes, na lateral da Casa Vieira (Farol), em frente à Super Pizza (Ponta Verde) e no Centro de Maceió.

A partir do dia 5, haverá a exposição de fotos "Ato de amor e vida", que busca trazer a conscientização do processo de amamentação. A exibição estará disponível no Shopping Pátio (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras) e Parque Shopping (Cruz das Almas) até o dia 31 de agosto.

Para fortalecer ainda mais a temática da amamentação na cidade, a Prefeitura de Maceió vai inaugurar um posto de coleta de leite humano na Unidade de Referência em Saúde Hamilton Falcão, situada no Benedito Bentes. O equipamento é um estímulo ao aleitamento materno, além de ser um meio de promover a redução da mortalidade infantil.

Ainda como parte da programação, a Saúde de Maceió, em parceria com o Gabinete da Mulher e a Maternidade Escola Santa Mônica, promoverá o "I Simpósio Municipal em Aleitamento Materno: Educando e Apoiando".

Para encerrar o mês de atividades, as mulheres maceioenses serão beneficiadas com mais uma edição do "Empodera Mulher na Comunidade", na Orla Lagunar do Vergel do Lago. A ação, realizada pelo Gabinete da Mulher, leva serviços de embelezamento, palestras sobre o empoderamento feminino, e ações voltadas à saúde, bem-estar e assistência social.


Agosto Dourado institucionalizado

A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, assinou no ano passado decreto que institui o Agosto Dourado na capital. Sendo um marco nas políticas públicas para as mulheres, o objetivo da iniciativa é promover programas e ações voltadas à garantia e direito das mulheres lactantes e crianças no município.


Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes.

"Os benefícios do aleitamento materno são diversos, tanto para a criança quanto para a mãe. Entendemos a importância de focarmos na Campanha de incentivo, uma vez que o leite materno é o alimento mais completo e deve ser incentivado exclusivamente até o sexto mês de vida e continuado até 2 anos ou mais. A mãe também é beneficiada com a prática, pois, é comprovado cientificamente a diminuição da chance do câncer de mama e ovário", afirma a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!