O superintendente adjunto da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Assis Constantino, participou do evento que tratou do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). O encontro aconteceu na última sexta-feira, 29 de julho, na sede do Detran/AL e contou com a participação de representantes de outros 17 órgãos e entidades públicas e privadas.
A reunião marcou a adesão dos órgãos que trabalham direta e indiretamente com o trânsito em Maceió e em todo Estado de Alagoas. "A nossa presença aqui, representando a SMTT, é justamente para reforçar o objetivo da administração do órgão e da Prefeitura de Maceió, de buscar uma mobilidade urbana mais humana e segura, reduzindo os acidentes de trânsito e, dessa forma, preservando vidas", destacou Constantino.
O PNATRANS foi instituído pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e foi revisado em 2021. Esse processo resultou na publicação da Resolução CONTRAN nº 870, de 13 de setembro de 2021, que contempla 154 ações, agrupadas em seis pilares, sendo eles: Gestão de Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Educação para o Trânsito, Atendimento às Vítimas e Normatização e Fiscalização, trazendo um olhar integral e atualizado a respeito da segurança do trânsito.
As ações do Plano abordam as conexões da segurança no trânsito, em parceria com a saúde, desenvolvimento, educação, equidade, igualdade de gênero, cidades sustentáveis, meio ambiente e mudança climática, assim como proporcionam o estabelecimento de interfaces com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O intuito da implantação do projeto é trazer uma integração entre os órgãos do Estado, a Secretaria Nacional de Trânsito e o Ministério da Infraestrutura, possibilitando uma melhor qualidade no trabalho de todas as entidades responsáveis pela fiscalização do trânsito, buscando ampliar as forças para ações e projetos futuros, evitando o aumento do quantitativo de mortes prematuras em sinistros do trânsito no estado de Alagoas.
"A SMTT Maceió e todos os que fazem parte do órgão estão e estarão sempre disponíveis para atuar em prol da segurança viária. Essa é a nossa maior preocupação", pontuou o superintendente adjunto do órgão municipal de trânsito.
Estiveram presentes, a SMTT Maceió, o Detran/AL, o Gabinete Civil, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), a Secretaria de Saúde (Sesau), a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Ministério Público de Alagoas (MP/AL), a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat).