Lançado em junho deste ano, o projeto Hemoal no seu Município prossegue nesta terça-feira (12), com duas coletas externas de sangue. As ações simultâneas vão ocorrer na capital e no interior e visam facilitar o acesso para os voluntários que desejam se candidatar à doação sanguínea.
No interior, a coleta itinerante será realizada das 8h às 16h, na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca. Já em Maceió, a iniciativa vai ocorrer na Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), situada na rua José de Alencar, no bairro Farol, também das 8h às 16h.
Para se candidatar à doação voluntária é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial e original com foto. Voluntários acometidos por Aids, sífilis, doença de Chagas e hepatite após os 11 anos de idade não podem doar sangue.
Para quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou tenha colocado piercing, a doação de sangue é proibida por um ano. Com relação às pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19, o procedimento só pode ser efetuado 10 dias após cessarem os sintomas.
Redação com Ascom Sesau