A diretora-executiva da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Kedyna Tavares, representou a Prefeitura de Maceió em dois importantes eventos sobre gestão de resíduos sólidos, saneamento e meio ambiente. A Waste Expo Brasil (WEB) e o Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, ocorreram entre os dias 22 e 24 de outubro em São Paulo(SP).
Na Waste Expo Brasil (WEB), maior evento sobre gestão de resíduos sólidos da América Latina, a diretora da Alurb conheceu novos equipamentos e práticas inovadoras para aperfeiçoar o trabalho de limpeza urbana. A WEB é também o principal ponto de encontro dos profissionais da indústria, com forte presença de gestores públicos e privados, executivos, técnicos e especialistas na Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.
Uma das tecnologias visitadas pela diretora foi o Triciclo Elétrico que realiza o serviço de limpeza no Centro de São Paulo. Em Maceió, esse equipamento já está funcionando através do Projeto Ecoleta, no Ecoponto da Gruta da Lourdes e com previsão de ampliação para outros dentro de algumas semanas.
"Durante a feira foi possível fazer networking, ter acesso a conhecimentos diversos e oportunidades de negócios para o desenvolvimento sustentável da cidade de Maceió. Dialoguei com uma empresa que realiza serviço logística reversa do vidro, onde o nordeste ainda encontra esse anseio de reciclagem. Oportunidade de apresentar Maceió como sede para implantação do espaço para reciclagem de vidros", disse Kedyna Tavares.
No Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e no Encontro Técnico AESABESP, que aconteciam de forma simultânea ao WEB, foram contemplados temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, como avanços na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, mudanças climáticas e novas tecnologias ambientais para operação dos serviços de saneamento.
Durante os eventos, Kedyna conheceu um pouco mais sobre o Crédito de Reciclagem. "Vejo que isso pode ser implantado em Maceió para incentivar a separação de resíduos e uma grande oportunidade de renda para as cooperativas que trabalham junto conosco na coleta seletiva", revelou.
Após a participação nos congressos, a representante da Prefeitura de Maceió aproveitou para conhecer o Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis. A iniciativa oferece tratamento ambientalmente correto para os resíduos orgânicos gerados nas feiras livres e mercados, além de reduzir a quantidade de alimentos descartados e encaminhados a aterros sanitários, contribuir para a manutenção de hortas, outras plantações pela cidade e colaborar com a redução das emissões de gases do efeito estufa.
"Mais uma participação muito produtiva da Prefeitura de Maceió em grandes eventos voltados para a limpeza urbana. Assim, nós trazemos muitas tecnologias para a capital, contribuindo para os cuidados com o meio ambiente e a preservação da cidade", completou.
Redação com Assessoria