Na manhã desta terça-feira (29), os cooperados da Cooplum, responsáveis pela coleta dos recicláveis na Jatiúca, registraram um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) incendiado por vândalos no Corredor Vera Arruda. Instalado com o objetivo de contribuir com o descarte de materiais recicláveis na região, os equipamentos têm sido alvo constante de depredação.
Não é a primeira vez que isso acontece. Em outros casos, PEVs da Praça da Faculdade e da Praça do Skate, principalmente, também foram vandalizados por diversas vezes. O segundo, teve sua estrutura incendiada mais de uma vez, o que causou sua realocação, tendo em vista que para recuperar um PEV é gasto um valor em torno de R$ 3.500,00. A quantia poderia ser utilizada para aperfeiçoar a limpeza urbana da capital alagoana.
"Infelizmente, esse é um problema que enfrentamos durante todo o ano. São equipamentos públicos para que cada cidadão tenha a oportunidade de participar da limpeza. No entanto, ainda existem alguns que praticam esse crime que é depredar os dispositivos e, assim, atrapalhar nosso serviço", afirmou a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares.
Maceió tem 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas principais vias e praças, que ajudam a população a descartar corretamente seu reciclável. Quem for flagrado danificando o patrimônio público não fica impune e pode sofrer detenção de um a seis meses ou receber uma multa pelo crime de danos causados ao patrimônio público, conforme o Artigo 163 da Lei nº 2.848/40 do Código Penal Brasileiro.
Atos de vandalismo podem ser denunciados pela população pelo número 153 da Guarda Civil Municipal ou pelo 190 da Polícia Militar de Alagoas.
Fonte: Redação com Assessoria